Widgets no iOS 14, veja o que nos espera!!

Os widgets são um dos recursos que mais utilizadores se queixam da sua falta quando comparado ao Android.

Nos últimos dias surgiram rumores de que o iOS 14 nos traria widgets para o ecrã principal dos nossos dispositivos. Na devida altura o iClub noticiou tal facto aqui.

Pessoalmente há alguns anos quando regressei ao iPhone após alguns anos de Android, os widgets foram uma das funcionalidades que mais me fizeram falta. Hoje já me adaptei a viver sem eles no ecrã principal, contudo é com bons olhos que vejo esta possibilidade.

Ainda assim devemos olhar para estas notícias com entusiasmo comedido. Com toda a certeza os moldes de utilização destes widgets serão completamente diferenciados do mundo Android.

Agora, o designer Parker Ortolani idealizou um conceito do que poderão vir a ser os widgets do iOS 14.

Com efeito, Ortolani mostra-nos três tipos de widget, desde o formato de botão para atalho rápido para um determinado tipo de foto por exemplo, passando por um widget com as condições meteorológicas exteriores bem como a respetiva temperatura local, até a um widget mais complexo e maior, no exemplo apresentado relativo à app Atividade.

Neste conceito, o autor foi mesmo mais longe e imaginou a criação de uma ferramenta para os desenvolvedores chamada SpringKit. Com esta ferramenta os programadores poderiam escolher qual dos tipos de widget se adaptaria de melhor forma à sua app.

Ainda que não tenhamos, para já, qualquer indicação da verdadeira versão final, estes exercícios são bons para fazermos ideia do que nos poderia esperar. Na pior das hipóteses estaremos só a olhar para uma miragem.

Resta-nos aguardar ansiosamente pela WWDC 2020, que será no mínimo diferente.

0 comentários

Leave a Reply