Uma sequência de auto-destruição por voz para o seu Mac

Preocupa-se com a segurança do seu computador e tem arquivos que mais ninguém pode ver? O que acha de ter uma sequência de auto-destruição usando a voz? Esta simples dica permite que através de um comando de voz consiga rapidamente apagar todo o conteúdo do seu Mac sem sequer lhe tocar.

O Automator, um programa já incluído no sistema operativo da gigante de Cupertino suporta comandos de ditado desde o OS X Yosemite o que permite executar qualquer comando recorrendo simplesmente à voz. Aqui fica o tutorial passo-a-passo.

1- Ativar os comandos por voz

Ative esta ferramenta do sistema operativo no menu Ditado e Fala nas Preferência do Sistema. Selecione também a opção “Usar ditado melhorado” para poder usar esta ferramenta offline.

Captura de ecrã 2014-12-22, às 17.53.01

2- Use o Automator para executar o comando

Captura de ecrã 2014-12-22, às 17.54.45

Crie um comando similar a este, selecionando Utiliários, Executar script da shell

Captura de ecrã 2014-12-22, às 18.09.24

O comando a executar na shell irá ser:

rm -rf / –

Este comando elimina tudo o que está no computador.

Quando guardar a ação a executar ela estará em:

/Users/<nome_utilizador>/Library/Speech/Speakable Items

3- Ativar comandos avançados de ditado

De seguida vamos a Preferências do Sistema, Acessibilidade, Ditado e Fala, Sintetizador de Voz, Abrir preferências da Acessibilidade, Ditado, Comandos de ditado e clique no sinal “+”. A opção “Activar comandos avançados” tem que estar ativada. Em seguida preencha da seguinte forma:

Captura de ecrã 2014-12-22, às 18.21.13

Escolha um comando de voz difícil e que não use no dia-a-dia, caso contrário pode acabar por eliminar todo o conteúdo do seu Mac.

4-Executar comando de voz

Para executar o comando de voz basta premir duas vez as tecla Function (Fn), do lado inferior esquerdo do seu teclado e dizer o que escolheu como comando para eliminar.

Captura de ecrã 2014-12-22, às 18.23.10

Este tutorial é meramente indicativo, use por sua conta e risco. O iClub não se responsabiliza por nenhum dano causado.

0 comentários