Tire fotos macro no seu iPhone, improvisando acessórios

O iPhone é uma ferramenta fantástica para quem gosta de fotografar no dia a dia. A sua câmara tem vindo a melhorar de dia para dia, mas há certas limitações relacionadas com o seu tamanho compacto que nem sempre são fáceis de ultrapassar. No entanto, por vezes, com um pouco de criatividade e alguns acessórios úteis, é possível obter efeitos interessantes e inesperados.

A partir do iPhone 3GS, a câmara passou a suportar a focagem automática, o que abriu portas a imagens com uma maior definição, sobretudo para objetos de pequena dimensão focados ao perto. Ainda assim, não há nos modelos atuais um verdadeiro modo Macro, que permita capturar objetos muito pequenos ou simplesmente realçar pequenos detalhes. Há aplicações que permitem aplicar desfocagem para simular profundidade de campo, mas há inúmeras situações em que só mesmo uma lente adicional pode ajudar. Quem trabalha em fotografia sabe que uma lente de macro, adequada a muitos desses casos, pode ser um investimento considerável. Mas para utilizações mais ocasionais, uma simples lupa pode fazer milagres, funcionando como uma lente de macro improvisada.

A técnica é, afinal de contas, bastante simples: basta colocar junto à câmara do iPhone uma lente de aumento, que pode ser uma lupa ou até mesmo uma objetiva de microscópio. Convém notar que, ao fotografar a distâncias muito reduzidas, uma boa focagem depende em grande medida da estabilidade da câmara durante o processo. Por isso, depois de posicionado o objeto a fotografar, o iPhone deve ficar também imobilizado, para evitar desfocagem (um tripé ou algum outro tipo de suporte pode ajudar). A seguir, é só proceder como habitualmente: tocar para especificar o ponto de focagem pretendido e pressiona o botão de disparo.

Dependendo do tipo de lente e da existência ou não de tripé, pode não ser nada fácil segurar a nossa lente de aumento na posição correta e tirar a foto ao mesmo tempo. Nesses casos, poderá ser mais prático usar uma aplicação que permita definir um temporizador (por exemplo Camera+, Kit Cam, Camera Genius, entre outras), de modo a evitar deslocar o iPhone ao tocar no botão de disparo.

As fotos que se seguem (que servem meramente para efeitos de demonstração, mais do que para fins estéticos) foram tiradas, sem recurso a tripé, com um iPhone 4, em conjunto com uma pequena lupa de 2x que vinha incluída num canivete suíço.

Equipamento (o iPhone não aparece aqui porque estava a tirar esta foto):
Canivete suíço com lupa

 

Teclado de MacBook Pro (sem lupa):
Teclado sem lupa

 

Teclado de MacBook Pro (com lupa):
Teclado com lupa

 

Tecla de MacBook Pro, focada à menor distância possível (com lupa):
Tecla com lupa

 

Nota: a esta distância, sem o auxílio da lente externa, a imagem acima ficaria completamente desfocada.

Detalhe em tecido (sem lupa):
Detalhe de tecido sem lupa

 

Detalhe em tecido (com lupa):
Detalhe de tecido com lupa

 

Detalhe em tecido (comparação em pormenor)

Detalhe de tecido (comparação em pormenor)

 

Brinco (sem lupa):
Brinco sem lupa

 

Brinco (com lupa):
Brinco com lupa

Os resultados, obviamente, irão variar conforme o tipo e a qualidade da lente utilizada, mas certamente irão permitir obter novos efeitos criativos nas suas fotografias.

0 comentários