Será um bom momento para passar de um Android para iPhone?

Trocar de um Android para iPhone é uma questão que certamente já terá surgido na vida de muitas pessoas a determinada altura.

Vou começar então por responder ao título que o trouxe até aqui. Sim, na minha opinião este é de facto um bom momento para trocar de um qualquer smartphone Android para um iPhone.

Aliás, para mim qualquer altura será boa, contudo admito que agora hajam ainda mais razões que o podem convencer a dar o tal passo em frente.

Não vou aqui fazer ataques indiscriminados aos smartphones Android, não é esse o objetivo deste artigo. Sabemos que nenhum dos dois mundos é perfeito e por isso ambos têm vantagens e desvantagens. Já usei os dois sistemas operativos (Android e iOS) a tempo inteiro e por isso sinto-me com alguma propriedade em falar sobre isso.

Vou então falar de três razões capitais para si, que está indeciso em trocar para o mundo iOS do iPhone.

Preço

Nunca um iPhone tão competente esteve tão barato como agora. O lançamento do novo iPhone SE veio tornar mais acessível o ingresso no mundo Apple com performance muito boa.

Não é um topo de gama mas é perfeitamente competente a todos os níveis. Se os 499 euros pedidos pelo modelo base são muito para si, há ainda no mercado iPhones 7 e 8 novos, a preços mais baixos.

Se por outro lado o seu orçamento puder exceder o valor base do iPhone SE então há mais alternativas com ganhos de funcionalidades e design.

Escolha variada

Vimos assim ter à segunda razão pela qual considero ser uma boa medida trocar para um iPhone neste momento. Nunca antes a escolha foi tão variada e de tão boa qualidade. Recorrendo só aos modelos vendidos oficialmente pela Apple são, à data que vos escrevo, 5 as variantes disponíveis. A saber o iPhone SE, o XR, o 11, o 11 Pro e o 11 Pro Max. Cada um tem as suas combinações de cores e uma coisa tem que ser dita a nível de performance nenhum desilude.

Dentro de alguns meses este panorama será certamente alterado, contudo é esperado que se mantenha a escolha variada.

Os rumores recentes falam do lançamento de quatro novos modelos em setembro (um 5.4’’, dois 6.1’’ e um 6.7’’). Este cenário certamente levará a que dos modelos atuais que referi anteriormente só se mantenha o recém lançado iPhone SE. Se a isto somarmos também o rumor de um iPhone SE Plus, poderemos ter então 6 equipamentos por onde escolher.

iOS 14 com mais novidades

Por já ter sido utilizador Android sou o primeiro a admitir que há coisas que ficariam bem empregues no iOS. Em conversa com amigos costumo dizer que a Apple tarda em aplicar algumas funcionalidades, mas quando o faz, faz melhor. O refinamento e a forma metódica como são feitas as coisas, tornam-nas mais perfeitas.

Segundo os rumores, visualmente o iOS 14 poderá trazer novidades interessantes. Sobretudo ao nível do ecrã principal. Como exemplo fala-se na adição de widgets (reais, não os que agora temos no iOS) que podem ser posicionados em diferentes locais, com diferentes tamanhos o funcionalidades diversas. Também a possibilidade de ter as apps listadas de forma diferente é uma possibilidade, não se sabe ainda os moldes, porém é também uma opção.

Depois há a velha questão das atualizações, regra geral, 5 anos são garantidos, e mesmo depois desse tempo há dispositivos que recebem atualizações críticas de segurança. Exemplo disso, o velhinho iPhone 5s, cujo sistema operativo ficou no iOS 12, ainda há algumas semanas recebeu uma atualização de segurança.

Como vê razões não faltam. Se estiver indeciso em trocar o Android por um iPhone, tenha noção que é um mundo diferente e por certo inicialmente poderá estranhar. Mas já diz o povo, “primeiro estranha-se, mas depois entranha-se”.

0 comentários

Leave a Reply