Semanário: Steve Jobs theater, vídeo e o fim do Apple Music Festival

Já estamos na semana anterior ao próximo grande evento da Apple. Considerado por muitos um dos eventos mais importantes dos últimos tempos da gigante de Cupertino. É por lá também que se ultimam os últimos pormenores para as grandes novidades anuais do iPhone. Esta semana foi recheada. Fica aqui o principal das novidades da Maçã.

A semana começou com a divulgação de algumas imagens que nos mostram o interior do Steve Jobs Theater, embora antigas mostram o interior nunca antes visto do palco da próxima apresentação da Apple. Para além disto, foi também esta semana oficializada a mudança de mãos da Siri. A assistente virtual da gigante de Cupertino está agora nas mãos de Craig Federighi, deixando para trás Eddy Cue. Uma mudança que não só demonstra a cada vez maior importância da Siri dentro da Apple como também uma maior proximidade à componente tecnológica da empresa.

E por falar em Eddy Cue, o atual responsável pelos serviços da Apple parece que está cada vez mais a tentar uma aproximação a Hollywood. Será que veremos nos próximos tempos um “Netflix” made in Cupertino? Os sinais parecem pelo menos indicar o cada vez mais interesse da Apple na produção de conteúdo próprio. Segundo o Financial Times, a empresa está mesmo a tentar produzir uma série com as atrizes Jennifer Aniston e Reese Witherspoon.

Terça-feira foi dia de a Apple lançar um novos auscultadores da Beats, os Studio 3. Este novo produto vem com o chip W1 que equipa também os AirPods e uma nova tecnologia de cancelamento de ruído. O preço? 350€ em Portugal. Mas nem tudo foram boas notícias. A Apple anunciou oficialmente o fim do Apple Music/iTunes Festival em Londres, justificando o seu fim com o facto de querer focar os seus esforços em várias iniciativas mais pequenas, como foi o caso do SXSW. Quem também chegou ao fim de vida foi o iPod nano de 6ª geração que foi oficialmente tornado clássico/obsoleto esta semana.

A conhecida aplicação para iOS Pixelmator chegou esta semana ao macOS. A empresa responsável pelo seu desenvolvimento oficializou a sua chegada aos computadores, estando no entanto por enquanto em fase beta. Por falar em chegadas, o HomeKitty foi apresentado esta semana. O que é isto? Um site muito simples onde se pode pesquisar por categorias todos os aparelhos compatíveis com o HomeKit. Vale a pena a visita!

Quinta-feira e como já é hábito foi dia da chegada de novos betas do iOS 11, que já bateu todos os recordes no que toca ao número de betas para uma versão do sistema operativo móvel da Apple. Vai na 10ª versão. Surgiram também rumores que a Apple está no mercado atrás dos direitos do novo filme de James Bond, algo a ter em conta. Os dias por Cupertino têm sido agitados. A Apple, em parceria com a Foxconn, está também atrás da divisão de chips da Toshiba.

A empresa chegou também esta semana a acordo com a Warner Music, detentora dos direitos musicais de vários artistas como Ed Sheeran ou Red Hot Chilli Peppers. Provavelmente, este novo acordo não terá nenhum impacto nos consumidores, provavelmente apenas significará que a Apple vai pagar menos pelos direitos de streaming dos artistas da Warner. E por fim, tivemos também a notícia da chegada de 4 novos executivos da área de vídeo. Poucas dúvidas restam que a Apple está a apostar forte nesta área.

0 comentários