Semanário: Novidades para Portugal, HomePod e Podcasts no Mac

Depois de uma pausa estamos de volta com o Semanário onde resumimos todas as novidades da semana no mundo Apple. Esta semana fica claramente marcada pelo anúncio do início das vendas do HomePod, mas mais algumas novidades. Vamos a isto.

Segunda-feira foi dia de novidades para Portugal. A iniciativa “Everyone Can Code” que a Apple realiza há já alguns anos em conjunto com algumas universidades espalhadas por todo o mundo chegou a Portugal, ao Instituto Politécnico de Tomar e à PaRK International School. Para além disso, as páginas web da App Store sofreram o primeiro redesign desde a sua criação, adaptando-se assim à nova linguagem de design da gigante de Cupertino.

No dia seguinte, o HomePod conseguia a aprovação da FCC facto que levaria ao seu lançamento dias depois. A Apple anunciou ainda que se junto ao Fundo de Malala Yousafzai, contribuindo para a educação de raparigas. E apesar do iOS já estar instalado em mais de 65% dos dispositivos capazes de rodar esta versão do sistema operativo, os números são fracos quando comparados com as versões anteriores.

Quarta-feira a Apple anunciou que as vendas do HomePod terão início no dia 9 de fevereiro nos Estados Unidos por 349$, no Reino Unido por £319 e na Austrália por A$499. Os próximos países onde o novo produto da gigante vai chegar também já estão escolhidos: França e Alemanha. Foi ainda dia de a Apple apresentar uma nova plataforma onde os artistas poderão ver algumas estatísticas das suas músicas no Apple Music.

Quinta-feira ficou marcada pela multa que a União Europeia interpôs à Qualcomm por alegados pagamentos à Apple para que esta usasse apenas os seus chips no iPhone. Para além disso, foi ainda disponibilizado para os programadores o novo iOS 11.3 e entre as novidades estão novos Animoji, os Business Chats e o cancelamento da já tão famosa diminuição do poder do CPU do iPhone quando a bateria já apresenta desgaste.

Para terminar a semana e para todos os designers que nos seguem, a Apple está cada vez mais a contratar novos elementos para a sua equipa de design. O diretor de La La Land, Damien Chazelle, vai produzir uma série para a Apple. O macOS 10.13.4 referencia uma aplicação Podcast. Ao que tudo parece a Apple vai matar as aplicações de 32-bits (também) no macOS e vai entrar de novo na guerra dos ebooks.

0 comentários