Semanário: o iMac Pro e a neutralidade da internet

Depois de uma pausa de uma semana está de volta o Semanário, a rubrica que traz todas as semanas um resumo das principais notícias por Cupertino. E logo em semana de lançamento de novos produtos. Vamos então às notícias!

Segunda-feira tivemos a notícia que Jony Ive voltou à gestão de todo o design da Apple, depois de dois anos como Chief Design Officer. Sugiram também rumores que a Apple se estava a preparar para comprar o Shazam, a conhecida empresa por detrás da aplicação homônima e que permite detetar a música que está a ser reproduzida. Para além disso, agora deixaram de ser permitidas aplicações criadas a partir de templates pré-feitos na App Store. Por fim, a Apple disponibilizou ainda uma nova framework de machine learning gratuitamente no Github e foi encontrado um easter egg na aplicação Apple Store.

No dia seguinte, terça-feira tivemos a confirmação dos rumores do dia anterior. A Apple acabou mesmo por comprar o Shazam, por valores à volta dos 400 milhões de dólares. Um utilizador do Reddit fez um post onde conta que depois de ter trocado a bateria do seu iPhone 6s, a performance deste aumentou. E agora Apple? Para terminar o dia um dos principais executivos na área de AI da gigante de Cupertino deu uma palestra onde falou dos planos da empresa na área da inteligência artificial direcionada para veículos autónomos. Se restassem dúvidas de que a empresa está a trabalhar na área, agora já não restam.

Quarta-feira a Apple deu a grande novidade da semana. O iMac Pro, anunciado há já alguns meses na WWDC chegava às lojas no dia 14 de dezembro, portanto no dia seguinte ao anúncio. A configuração base do novo computador da Maçã está à venda em Portugal por 5599€. A Apple anunciou também que a App Store permite agora pré-venda de aplicações e períodos gratuitos de teste.

No dia seguinte, a gigante de Cupertino divulgou que investiu 390 milhões de dólares na Finisar, empresa que produz os lasers VCSEL usados no iPhone X e AirPods. Foi também disponibilizado uma atualização ao firmware dos AirPort que corrige algumas vulnerabilidades. E por fim, a aplicação Workouts++ ficou grátis na App Store, aproveitem.

Para terminar a semana, e não diretamente relacionado com a Apple mas os EUA aprovaram uma lei que acaba com a neutralidade da internet. Um dia triste para todos nós utilizadores.

 

0 comentários