Review: O jardim inteligente inspirado pela NASA

A ideia de cada um cultivar os seus próprios alimentos é algo que cada vez mais tem ficado em voga. Confesso que quando este produto nos chegou o meu entusiasmo não foi assim tanto. O que teria de interessante um pequeno jardim interior onde pudesse cultivar quase com zero esforço? Não me parecia ter muito. Contudo, a história foi bastante diferente. Não só me diverti muito como tive gosto em fazer.

O produto da Click and Grow não é um jardim qualquer, não o é de todo. É muito mais fácil do que as tradicionais plantações, há uma componente techie da qual gostei muito e o processo é muito divertido, especialmente em família.

O jardim é, como a própria empresa lhe chama, um jardim inteligente. É um sistema, que inclui numa luz especial, um tanque de água, sementes especiais e terra. Agricultura 2.0. O crescimento das plantas (no nosso caso Manjericão) é muito rápido, o que é muito bom para os mais impaciente. O trabalho e os cuidados também são poucos: escolher a planta, ligar à corrente e encher o tanque da água uma vez por mês. Nada mais simples. Testamos durante mais de 2 meses e ficamos bastante impressionados com os resultados.

O design, a luz e o tanque de água

Vamos começar pelo design, bastante atraente por sinal. Como o propósito da empresa são os jardins interiores, assumindo que, por essa razão, vai ter que servir também como decoração, provavelmente da cozinha. O seu aspeto branco (existem também variações em preto e cinza) combina bem com quase todas as cozinhas. O design é moderno e suava, tornando-o num objeto de decoração funcional.

Quanto ao tamanho também não está nada mal, não é demasiado grande, nem demasiado pequeno. O tamanho certo. Cabe bem em cima da bancada ou então, como foi o caso, no parapeito de uma janela.

A luz usada pela Click and Grow promete fazer a planta crescer mais do que a luz normal. Foi desenhada com o propósito de fazer as plantas germinar e crescer bastante mais rápido que o normal. É também ajustável, permitindo subir e descer consoante o tamanho das plantas.

Mas nem tudo é um mar de rosas, há algo que não me agradou particularmente. A luz está programada com um ciclo próprio, o ciclo mais apropriado para o crescimento das plantas que, não é o mais apropriado para nós humanos. A luz está ligada durante 16 horas por dia e desligada durante as restantes 8. Coincidindo assim em certa medida com o ciclo de sono. Não é nada agradável adormecer com uma luz extremamente branca ligada em casa, para além de que é necessário ligar a luz à tomada logo pela manhã para que o ciclo coincida em parte com o nosso. Um ponto negativo, que poderia ser facilmente corrigido com uma interação com a aplicação.

A história com o tanque de água, presente na parte inferior é bem diferente. A ideia é muito inteligente. Em vez de estar constantemente a regar as plantas, um dos principais problemas de quem quer plantar alguma coisa mas não tem tempo, enche-se o tanque de água apenas uma vez por mês. A aplicação notifica quando for necessário novamente o tanque de água. Contudo, encher o tanque torna-se um pouco sujo. Um dos pontos negativos do design que inclui quase como uma bóia que mede o nível perfeito de água no reservatório.

As cápsulas

As cápsulas são compradas diretamente à Click and Grow e estão disponíveis várias plantas:

  • Pimenta
  • Mini Tomates
  • Manjericão
  • Tomilho
  • Bálsamo De Limão
  • Stevia
  • Hortelã pimenta
  • Morangos
  • Salsa
  • Mimosa
  • Petúnias
  • Erva-dos-gatos
  • Lavanda
  • Hissopo
  • Portulaca
  • Orégão

Cada planta vem no seu próprio recipiente e cada reservatório da Click and Grow leva pelo menos 3 plantas ao mesmo tempo. A terra presente também é diferente da terra que tem no seu jardim. A Click and Grow chama-lhe Smart Soil e é inspirado por uma terra desenvolvida pela NASA e usada na Estação Espacial. Tem uma série de propriedades ideias para o rápido crescimento das plantas.

A aplicação para iOS

Confesso, neste ponto estava à espera de muito mais. A Click and Grow classifica este produto como um jardim inteligente, mas é muito menos inteligente do que aquilo que eu julgava. A aplicação não é tão útil como eu pensava que iria ser. No início pensei que aplicação serviria para por exemplo, ligar ou desligar a luz, regar as plantas ou até, quem sabe, acompanhar o seu crescimento mas não, basicamente trata-se apenas de uma maneira de consultar informação e lembretes.

Conclusão Final

Apesar de alguns pontos negativos fiquei fã. Não só o crescimento das plantas é impressionante, plantamos num dia e parece que no dia seguinte já temos rebentos, como o facto de podermos acompanhar o seu crescimento torna-a bastante interessante. É ainda mais interessante quando começamos a utilizar aquilo que cultivamos na comida. O ponto de vista tecnológico é aquele que ainda tem muito espaço para evoluir mas está no bom caminho.

Divertido mas pouco tecnológico

Design
Facilidade de uso
Aplicação
Sabor
Summary
Preço:
3.8

0 comments