Review: Art Legacy da empresa portuguesa LANDKA

A arte na palma da mão! A app Art Legacy é a mais recente adição da LANDKA ao seu já vasto portefólio e, mais uma vez, a empresa conseguiu acertar em cheio. Art Legacy é aquela app que todas as pessoas (em especial os pais com crianças e adolescentes) deviam ter instalada no seu dispositivo móvel ou Apple TV.

Honestamente esta app revelou-se uma autêntica surpresa! Sempre tive interesse por arte e constantemente senti falta de ter esta componente no meu dia-a-dia. Arte, como qualquer outra parte da cultura, não devia ser aproveita apenas nas férias e, com Art Legacy, esta falha é corrigida.

Há vários detalhes da app que merecem destaque (para além da ideia). A interface do utilizador está muito bem optimizada para dispositivos móveis. Navegar pelos cerca de 6 séculos de arte é fácil embora deva admitir que os títulos das obras barra inferior, com os anos, podia ser um tamanho de letra superior. A app oferece logo um destaque da imagem e, quando a selecionamos uma arte, esse destaque é inserido suavemente na imagem completa da obra

Mas uma app apenas com imagens de obras de arte não seria nada de especial. Na Art Legacy todas as artes têm pontos de informação que explicam os diferentes elementos da obra desde a técnica usada até ao detalhes sobre determinados desenhos. Para além disso, na parte final do texto podemos encontrar o local no mundo onde a obra caso um dia a queiramos ver “ao vivo e a cores”

Este conteúdo está disponível não só em português mas em Inglês, Francês, Espanhol, Chinês e Italiano sendo que o modo “automático” é o que vem seleccionado de origem. Seria interessante que, no futuro, a app tivesse um sistema de localização que, por exemplo, informasse os utilizadores quais as obras que estão disponíveis na cidade em que ele se encontra.

Apesar da app ser bastante boa, há um ponto negativo que precisa de ser mencionado. A interface do utilizador não é tão boa na Apple TV como é nos dispositivos móveis. A possibilidade de ver as obras num ecrã superior é interessante mas, para isso, a LANDKA terá que certamente melhor o modo como o utilizador ver os detalhes de cada obra.

Conclusão

Esta app é um must-have para todos aqueles que gostam de arte ou para todos aqueles que querem adicionar um bocado deste tipo de conteúdo ao seu plano diário. Pessoalmente, acho esta app extremamente interessante para oferecer às crianças um acesso didáctico e versátil à arte.

A app tem uma boa interface de utilizador (que podia ser melhor na Apple TV), um vasto leque de obras separados por anos e com conteúdo pormenorizado. O único entrave poderá ser o preço visto que a app custa 4,99€ na App Store mas, na minha opinião, Art Legacy vale o seu preço

0 comments