Qual o melhor navegador para usar no Mac? Safari, Chrome ou Firefox?

Essa é uma dúvida cruel dos usuários de OS X – qual navegador devo usar? – Por muito tempo o Safari era apenas um enfeite no meu Mac, mas com o Mountain Lion ele melhorou bastante, mas será que o suficiente para eu adotá-lo como navegador padrão? Eu fiz alguns testes com o Safari,Chrome e Firefox e cheguei a uma conclusão, e falarei para vocês no final.

Antes de mais nada, esse post é uma opinião baseada em alguns testes básicos e no uso diáriosdos 3 navegadores para funções básicas, por tanto não espere uma avaliação muito técnica e sim prática, irei falar minha experiência com os navegadores e qual eu escolhi para uso diário.

 

Qual deles é o mais “leve”?

Como disse acima, não fiz super teste de cada um, apenas abri um utilitário do OS Xchamado Monitor de Atividade e analisei o uso do processador (CPU) e memória (Mem. Real), e tive uma surpresa com o resultado abaixo:

Como você viu na imagem acima, o Safari é o mais leve entre eles usando 124,5mb de memória, contra 168,5mb do Chrome e 327,0mb do Firefox. No uso do processador ele também faz bonito usando apenas 0,5%, contra 11,4% do Chrome e 1,4% do Firefox. Para que esse teste fosse de certa forma legítimo, eu usei a seguinte regra, fechei todos os aplicativos, abri os 3 ao mesmo tempo e em cada um abri 3 abas iguais (appleaddicted.com.br, globo.com e nbc.com). Na próxima imagem você confere isso:

Você pode perceber que há uma variação do uso de memória e CPU dessa imagem com a anterior, é uma variação normal e pequena, o que não afeta as posições. Essas imagens respondem a pergunta sobre qual navegador é mais leve, e ele é o Safari. Eu fiquei surpreso, pensei que daria o Chrome.

Mas ser o mais leve faz o navegador ser o melhor? Na minha opinião não. Acredito que uma combinação de fatores determina o melhor navegador, um deles é o peso dele para o sistema, e nessa o Safari se deu melhor.

Quem trava menos? Quem tem menos bug?

Estou usando as últimas versões normais (sem nenhum beta) de cada navegador:

  • Safari 6.0.1
  • Chrome 21.0.1180.89
  • Firefox 15.0.1

Nessas versões eu ainda não tive nenhum travamento em nenhum dos navegadores, mas em versões anteriores o Safari travava muito, com fechamentos inesperados e bem chatos, também tive alguns problemas com o Firefox, mas nas atuais versões não tenho do que reclamar em relação a travamentos de nenhum deles.

No quesito bugs, o Safari estava com um problema no Facebook de alguns usuários, comigo funcionou tudo perfeitamente. O Chrome apresentou um problema muito “diferente” comigo, ele trava na página de hangout do próprio Google, é um erro muito estranho, mas como quase não uso o hangout, não reclamo. Já o Firefox nunca deu um erro, roda tudo perfeito.

Resumindo, nesse quesito o Chrome se sai muito bem, desde o seu lançamento ele tem raros erros e travamentos. No placar Safari 1Chrome 1 e Firefox 0(zero).

Qual deles traz mais funções?

Esse é um ponto relativo, pois o Chrome tem muitas exentesões de qualidade, inclusive jogos como o Angry Birds, mas como a opinião é minha, tenho que colocar na balança as funções que mais uso, e elas são: tradutor, firebug, leitor, abas na nuvem, lista de leitura. Você percebe que 2 dessas funções são exclusivas do Safari (leitor e lista de leitura), mas fazer o que, uso bastante elas pois tenhoiPhone e iPad e com o iCloud tudo fica sincronizado. Se tratando das funções tradutor e firebug o Firefox e Chrome são bem melhores que o Safari, e as abas na nuvem o Chrome também utiliza esse recurso com o navegador para iOS e android assim como o Safari no iOS.

Então pra mim, no quesito funções o Safari e o Chrome empatam com o Firefox sendo muito bom, mas ainda abaixo.

E ai? Qual deles é o melhor?

Imagem enviada por Miguel Machado

Pelo placar acima o Safari e o Chrome estariam empatados, mas como “jurado” eu irei desempatar e escolherei o Safari como o meu melhor navegador, pois ele é leve, não trava e trás funções que eu uso muito, e tudo fica sincronizado com meu iPad e iPhone graças ao iCloud. Assumo  que essa escolha é um risco, pois o Chrome é um excelente navegador, é o mais usado pelos usuários que acessam o site (dados do Google Analytics), mas o Safari melhorou tanto que mereceu essa chance.

Mas isso não significa que descartei o uso do Chrome ou do Firefox, hoje com a concorrência os navegadores estão muito parelhos e com funções semelhantes e bem estáveis, ficando a seu critério qual deles apresenta a melhor função para você. Como meu MacBook é potente (MacBook Retina) eu não preciso que eles sejam leves, pois todos rodam sem pesar o sistema, eu usei o critério de melhores funções para mim, por isso escolhi o Safari. Mas é bom o Safari continuar evoluindo, se não troco ele por outro remorso.

Mais uma vez reforço que esse não é uma avaliação técnica e sim prática entre os navegadores, feita por uma pessoa que usa todos os navegadores todos os dias (para verificar se o blog está com algum erro em algum navegador), e os utiliza por um bom tempo, pelo menos 2 horas por dia (no Mac, fora o usado no iPad e iPhone). Espero que vocês gostem dessa avaliação e que seja útil para sua dúvida. Agora se você discorda, pode colocar a sua opinião abaixo nos comentários ok?

0 comments