Qual a diferença entre Thunderbolt 3 e USB-C?

Thunderbolt 3 USB-C

Eventualmente já se perguntou qual a diferença entre o Thunderbolt 3 e USB-C, visto que as interfaces dos dois conectores e das duas portas são iguais. 

Antes de mais nada, convém salientar que a tecnologia Thunderbolt foi desenvolvida ao longo dos anos pela Intel com colaboração da Apple. O Thunderbolt, e Thunderbolt 2 têm a mesma interface, tanto nos conectores como nas portas.

Thunderbolt v1 e v2
Thunderbolt v1 e v2

A primeira versão do Thunderbolt foi lançada em fevereiro de 2011 nos MacBooks Pro, sendo as primeiras máquinas a apresentar a tecnologia. A segunda versão foi apresentada em junho de 2013, e em outubro desse ano a Apple lança o MacBook Pro com Thunderbolt 2.

Posteriormente, a Intel em parceria com a Apple, desenvolveu o Thunderbolt 3 onde integrou a interface USB-C, onde vários dispositivos com essa tecnologia começaram a ser comercializados no final de 2015. Por exemplo, a Asus, HP, Dell, Razer, MSI entre outras, tinham no seu portfólio modelos com Thunderbolt 3 com interface USB-C. Em outubro de 2016 a Apple, lançou o MacBook Pro atualizado com Thunderbolt 3.

Enquanto no passado, os protocolos USB e Thunderbolt usavam interfaces diferentes, não existia confusão. Contudo, a confusão instalou-se entre os utilizadores, depois que os protocolos USB e Thunderbolt passaram a usar a mesma interface USB-C. Muitos utilizadores pensam que é tudo a mesma coisa, só que não. A fim de dissipar as dúvidas, veja as funcionalidades de cada protocolo para entender claramente a diferença entre o Thunderbolt 3 e USB-C.

Antes de mais nada, convém clarificar que embora as portas e conectores sejam iguais, há diferenças nos protocolos de comunicação. Por exemplo, quando falamos do conector e porta USB-C, tanto pode ser usado com o protocolo Thunderbolt 3, como pelo protocolo USB 3.1  e 3.2.

Thunderbolt 3

O Thunderbolt 3 representa o que há de melhor a nível de velocidade e versatilidade. Transfere dados, carrega a bateria de dispositivos e tem uma saída de vídeo através de um único conetor compacto com o dobro da largura de banda das ligações Thunderbolt 2. É oito vezes mais rápida que o USB 3.0, e quatro vezes mais rápida que o USB 3.1. Tem suporte a todos os protocolos USB, Thunderbolt, DisplayPort e PCI Express.

Thunderbolt 3 com interface USB-C
Thunderbolt 3 com interface USB-C

Além disso consegue efetuar transferência de dados até 40 Gbps em ambas as direções através de uma única porta. Com esta tecnologia, em menos de um minuto consegue copiar 14 horas de vídeo HD, 25 000 fotos, e 10 000 músicas. Pode também ligar seis dispositivos em cadeia através de uma única porta.

Com a tecnologia Thunderbolt 3, é possível usar até 4 monitores com resolução 4K ou usar até 2 monitores 6K, um monitor para cada porta, isto por exemplo no MacBook Pro 16”. Igualmente, também permite saída de vídeo e áudio a partir de qualquer porta. Uma única porta USB-C com Thunderbolt 3, tem a capacidade de proporcionar até 100 watts de potência.

Portanto, já se percebe que a tecnologia Thunderbolt 3 é efetivamente a melhor que anda no mercado a nível de protocolos de comunicação.

USB-C

Embora existam vários protocolos de comunicação na tecnologia USB-C, há uma coisa que o USB-C não possui. Enquanto o Thunderbolt 3 possui todos os protocolos do USB-C, o USB-C não possui todos os protocolos do Thunderbolt 3. Apesar de a porta Thunderbolt 3 ter o mesmo design que a porta USB-C, se você conectar um cabo Thunderbolt 3 a uma porta USB-C, terá restrições nos protocolos de comunicação.

As portas USB-C estão presentes em quase todos os dispositivos que suportam USB 3.1, com algumas também a oferecerem 100 watts de potência. Existem várias interfaces de USB, como USB-A, USB-B e agora USB-C. A saber, os protocolos de comunicação do USB incluem USB 1.1, USB, 2.0, USB 3.0, USB 3.1 gen 1 e USB 3.1 gen 2.

 

Contudo, o Thunderbolt 3 tem melhor desempenho quando se trata de velocidade e em exibir vídeo. A sua velocidade permite um acesso mais rápido a mais dados quando comparado com o USB-C. O Thunderbolt 3 trabalha com velocidades de até 40 Gbps, enquanto o USB-C funciona a 10 Gbps.

Como identificar os cabos, conectores e portas?

Para tal basta prestar atenção a um detalhe que vem no cabo, ou junto à porta USB-C com Thunderbolt 3.

Encontrará um ícone nas portas ou cabos com um raio, que significa que o dispositivo em questão têm a tecnologia Thunderbolt 3.

Em suma, além da vantagens do Thunderbolt 3 face ao USB-C, o pequeno ícone do raio, também irá ajudá-lo a identificar quais os dispositivos que têm os protocolos de comunicação Thunderbolt 3, e os que não têm.

Fique atento às novidades e dicas do iClub.

 

0 comentários

Leave a Reply