Porque é que os Mac não têm ecrãs touch? Jony Ive explica

Numa recente entrevista ao Cnet Jony Ive respondeu a uma questão muito pertinente relacionada com o touch e sobre a qual muitos de nós ainda não se debruçaram. Mas afinal porque é que os ecrãs dos Mac não têm touch? Muitos de nós podiam pensar que isto é uma falha mas, o chefe de design da Apple esclareceu-nos.

Ao olharmos para a pergunta realmente ficamos com a dúvida na nossa mente. Ao olharmos para a concorrência vemos que muitos dos dispositivos portáteis, estamos a falar de computadores, já possuem ecrã táctil. Porque é que a Apple ainda não se adaptou, ou adoptou essa funcionalidade? Realmente é curioso, a empresa que nos trouxe o iPhone e o iPad, ainda não tem computadores com ecrã touch? Parece estranho mas o designer da empresa respondeu a essa questão durante a sua entrevista à Cnet.

Com a apresentação dos novos MacBook Pro, e a adição da nova Touch Bar, ficamos curiosos do porque de esta nova geração não trazer o ecrã touch. A resposta, a meu ver, não é satisfatória mas é uma justificação que pode e terá de ser plausível pois é a única que temos.

A Apple decidiu “há muitos, muitos anos” que os Mac nunca seriam multi-touch, mas a necessidade de se adaptarem trouxe-nos a Touch Bar no topo do teclado dos novos elementos da família Mac. Esta nova barra como sabem irá apresentar diferente informação consoante o programa que esteja aberto. Jonathan Ive revelou ainda que apesar de tudo continuam a explorar e a tentar perceber qual seria a verdadeira funcionalidade de um ecrã touch nos Mac. Tentar perceber se realmente vale a pena em termos funcionais ter um ecrã táctil num dispositivo que aparentemente não precisa dessa função.

Basicamente, a empresa só deve adoptar essa função quando conseguir revolucionar o multi-touch nos computadores portáteis. A mentalidade neste momento é “para quê fazer mais daquilo que já existe?”, a Apple é conhecida por marcar a diferença e neste caso marca a sua posição precisamente por não ter aquilo que todos os topos de gama já possuem.

0 comments