Esta aplicação, de nome caricato, permite capturar áudio a partir de várias fontes e possibilita também a edição do mesmo, tudo a partir de uma única janela. O principal objetivo da aplicação Onde áudio Recorder consiste em obter música ou gravações a partir do Youtube, Pandora, LastFM, etc., mas na verdade permite gravar o som proveniente de aplicações como Safari, Chrome, Skype, VLC, etc., ou capturar som através da interface áudio do seu Mac.
A aplicação é composta por uma janela principal dividida em três separadores, nomeadamente, captura a partir de aplicações, captura a partir do dispositivo e edição de áudio.
No separador de captura a partir de aplicações (“Application“), é-nos apresentada uma lista com algumas aplicações que vêm de série no nosso Mac e que estão desde logo disponíveis para começar a efetuar gravações. É possível também adicionar mais aplicações à lista, bastando para isso percorrer a pasta de aplicações e adicionar a que se pretende, utilizando o botão Add.
Na mesma janela, encontra-se um campo que lista todas as gravações que efetuamos, e para cada gravação estão disponíveis os botões para reproduzir, mostrar no Finder, reordenar e apagar.
Para criar uma nova gravação, basta clicar sobre o botão de gravação correspondente à aplicação da qual queremos obter o áudio. Se a aplicação correspondente já estiver aberta, surgirá uma folha de diálogo para reiniciar a aplicação e poder então começar a gravar. A aplicação é “inteligente” e apenas grava quando existe uma reprodução de áudio, evitando assim períodos de silêncio nas faixas.
Existem também várias opções de formato de saída (mp3, aiff, aac, flac, au) e para cada uma delas estão disponíveis as opções de taxa de amostragem e bitrate.
No separador de captura através de interface áudio (“Audio Device“), estão disponíveis as opções comuns de seleção de dispositivo como o microfone e entrada de linha. Adicionalmente, existem controlos para escolher o formato de áudio e taxa de amostragem, entre outras opções. Os atalhos de teclado também estão presentes para as funções de gravar, parar e pausa.
Relativamente à edição de áudio (“Audio Edit“), a aplicação é bastante básica, pois apenas apresenta as funções de corte, funcionalidade esta que deverá ser suficiente para a maior parte dos utilizadores que usem este software para a captura de áudio a partir de aplicações. Se no entanto pretender tratar áudio gravado a partir da interface áudio, terá de recorrer a outras ferramentas para esse efeito.
No geral, a aplicação é bastante simples e deverá ser fácil de usar, mesmo para quem nunca usou uma aplicação do género. Existem alguns pormenores que poderiam ser melhorados, como a possibilidade de renomear as faixas a partir da aplicação, ou de manter o histórico de gravações quando a aplicação é encerrada.
Esta aplicação, que é compatível com Mac OS X Snow Leopard e OS X Lion, tem o preço de 23.86 euros e pode ser obtida no seguinte endereço:
www.ondesoft.com/audiorecorder
[divider]
[col_1_2]
Pontos Positivos
[arrow_list]
- Facilidade de uso
- Deteta automaticamente a presença de áudio e atua em conformidade.
- Suporta a gravação a partir de um grande número de aplicações
[/arrow_list]
[/col_1_2]
[col_1_2]
Pontos Negativos
[arrow_list]
- Para ouvir uma faixa gravada é utilizada uma aplicação externa como o iTunes
- Edição de audio com pouca funcionalidade
[/arrow_list]
[/col_1_2]
[divider]
0 comentários