O segredo para o sucesso dos AirPods

Um dos casos de maior sucesso entre os produtos Apple são os AirPods. Andam nas “orelhas do mundo” desde 2016 e são responsáveis por muitos milhões de dólares de lucro.

São indubitavelmente um dos meus produtos preferidos da Apple, por tudo o que me providencia em tão pouco tamanho.

São práticos, bonitos, de qualidade e com todos estes e outros benefícios acabam por sair baratos face ao binómio custo/benefício. Já dizia o ex-selecionador nacional de futebol, Scolari, que “o bom não é caro, caro é aquilo que é fraco”.

Quando em setembro de 2016 foram apresentados ao mundo, tiveram em palco pouco destaque e eram considerados meros acessórios do então modelo de topo, iPhone 7 e 7 Plus. Com a extinção do conetor 3.5 tornava-se útil um equipamento do calibre dos AirPods.

Atualmente, depois de atualizados e de conhecerem uma versão Pro com Cancelamento Ativo de Ruído, continuam o seu caminho de sucesso.

Recentemente, Greg Joswiak VP de Marketing da Apple revelou alguns pormenores dos bastidores dos AirPods, um “best seller” da gigante de Cupertino.

Assim, Joswiak começa por assumir que o sucesso foi imediato “foi quase como um relâmpago, dada a velocidade com que se espalhou”. Mais ainda, referiu que “correu ainda melhor do que esperávamos”.

Com efeito, o VP de Marketing da Apple registou que a intenção de criar uns earphones sem fios vem já desde o tempo da criação do primeiro iPhone. A Apple tem desde há muitos anos uma ideia concetual de uma linha de produtos sem fios, sempre que possível.

Contudo, uma boa parte deste sucesso deve-se ao facto de determinados pormenores terem sido exaustivamente estudados.

O trabalho para o sucesso dos AirPods

“Trabalhámos com a Universidade de Stanford para fazer o scan em 3D de centenas de orelhas, de diferentes estilos e formas, com o objetivo de obter um desing único que servisse o maior número de pessoas possível, visto ser um produto de tamanho único.” Com os AirPods Pro foi efetuado um trabalho semelhante, porém foi usada uma amostra de scans 3D ainda maior.

Oficialmente não sabemos quantas unidades de AirPods foram vendidas, todavia avança a Wired, estima-se que em 2019 foram vendidos cerca de 35 milhões de pares.

0 comentários

Leave a Reply