O que esperar da WWDC 2015?

A WorldWide Developer Conference deste ano acontece já amanhã e como já é habitual vão surgir novidades da Apple. Será uma nova Apple TV como os rumores apontam?

Apple TV

Apple_TV

Será que teremos novo hardware? Em princípio não, mas também não há grande problema. O real problema da Apple TV é a experiência de utilização. O principal problema do serviço de streaming de televisão da gigante de Cupertino são os conteúdos pelos quais a Apple já negoceia à tanto tempo, será que vamos ter novidades sobre este assunto amanhã? Outro dos aspetos é a disponibilização de uma SDK para os programadores que pode vir mesmo a acontecer.

HomeKit

Homekit

O HomeKit foi anunciado na WWDC do ano passado contudo a adoção não foi a melhor. Parte do problema estará na falta de hardware, que precisa de passar pelo crivo do MFI program da Apple. Os primeiros aparelhos começaram agora a surgir nas lojas o que é uma forte indicação que teremos novidades amanhã e quem sabe até uma nova aplicação.

iOS

iPhone 6 e iPhone 6 Plus 2

A apresentação do iOS 9 é quase uma certeza para o dia de amanhã, contudo ainda não há uma data definida para a disponibilização ao público, talvez “This Fall”.

A nova versão do sistema operativo da gigante de Cupertino deverá trazer uma versão melhorada da aplicação de saúde com integração do HealthKit, a Siri pode sofrer a sua maior atualização desde a sua apresentação que ficará mais como o Google Now (a última versão foi apresentada há poucos dias no Google I/O). A par disso e da nova aplicação de Música que já está disponível no iOS 8.4 Beta não trará mais nenhuma novidade.

Será uma versão para corrigir eventuais bugs e “polir” o sistema operativo, tornando-o mais eficiente em aparelhos mais antigos.

 

OS X

Macbook Pro Retina 15inch. Photo: Josh Valcarcel

O principal sistema operativo da gigante de Cupertino tem vindo a sofrer mudanças grandes nos últimos anos e é por isso que para além da adoção da nova fonte da Apple, San Francisco (já utilizada no Apple Watch) não haverá grandes novidades. Será, tal como no iOS uma versão para polir o sistema operativo.

Música

maxresdefault

Este será sem dúvida o ponto essencial da apresentação de amanhã. Depois de termos visto o aparecimento da aplicação de Música do iOS totalmente redesenhada é quase certo que teremos novidades neste ponto amanhã.

Talvez seja mesmo amanhã que teremos um novo serviço de streaming de música da gigante de Cupertino. A compra da Beats por parte da Apple não foi apenas pelo hardware mas também pelo seu serviço de streaming que agora pode ajudar no lançamento do novo produto e a combater a descida nas vendas do iTunes.

Segundo os rumores o serviço custará algo em volta dos 10$ mensais e para além de música ilimitada e a opção de fazer uploads de música própria terá também conteúdo exclusivo.

Para além disto devemos ter ainda algumas atualizações no serviço de pagamentos móveis, Apple Pay e quem sabe uma nova atualização aos Mapas da Apple.

O iClub como sempre fará a cobertura a par e passo do que se passará por Cupertino.

 

0 comentários