Novo Data Center na Irlanda atrasado por críticas ambientais

No início do ano passado a Apple tinha anunciado a criação de dois novos Data Centers no continente europeu, um em County Galway na Irlanda e outro em Central Jutland na Dinamarca. No entanto, este projecto de 1.7 mil milhões de dólares parece estar em pausa, pelo menos no que diz respeito ao Data Center na Irlanda.

De acordo com o Business Insider, a Apple queria começar a construção do edifício já no final do ano passado mas o processo terá que ser atrasado pelo menos até ao Verão, altura em que o governo irlandês vai analisar várias queixas sobre o assunto. As queixas têm tanto uma vertente ambiental como preocupações com cheias  e animais mas também existem pessoas preocupadas com a poluição sonora e luminosa que este novo edifício poderá trazer.

Para aquele espaço a Apple tem planeado a construção de 8 edifícios, sendo que todo este “burburinho” se deve à construção de apenas um deles. A empresa tinha esperança de ter este edifício operacional já em 2017 com os restantes edifícios a serem construídos num prazo de 15 anos. Estas queixas podem atrasar todo o processo e é possível que a Apple ainda tenha algum trabalho jurídico visto que o governo irlandês poderá pedir explicações adicionais à empresa sobre as consequências deste Data Center naquele local.

O objectivo destes dois novos Data Centers é armazenar a informação dos utilizadores europeus e ainda ajudar na manutenção dos serviços online da Apple como iTunes Store, App Store, Mapas, e iMessage.

0 comments