Nova patente revela futuro do Smart Connector

Apresentada em setembro de 2015 como uma tecnologia exclusiva do iPad Pro, o Smart Connector possibilita a troca de dados e energia entre o Smart Keyboard, (ou qualquer teclado “third – party”) e o tablet da Apple.

A Apple continua a investir forte na sua equipa de R&D e isso resulta numa constante submissão e aprovação de novas patentes. Nos últimos dias foi aprovada mais uma que revela a possível chegada, aos restantes dispositivos da empresa, de uma nova geração deste novo método de transferência de dados e carregamento .

Com o nome “Stackable magnetically-retained connector interface“, a patente descreve um método em como dois ou mais adaptadores de dispositivos periféricos podem ser empilhadas, umas a seguir às outras, usando apenas um único connector (via AppleInsider). O sistema inclui um mecanismo de retenção magnético que alinha, emparelha e mantém seguro vários acessórios ou cabos de acessórios sem a necessidade de qualquer extensão ou adaptador extra.

Para cobrir todas as possibilidades, a Apple inseriu na patente vários tipos de formatos para os adaptadores incluindo um conector Lightning e ainda uma versão do terminal magnético redondo usado para o Apple Watch. Estas novas versões têm os três contactos de ligação com os periféricos, tal como encontrados actualmente no Smart Connector.

Quando o conector magnético emparelha com o dispositivo principal (directa ou indirectamente), o periférico emite um sinal para o circuito de detecção do dispositivo informando que a conexão foi realizada com sucesso. Segundo a patente, este sinal também tem informação relativamente à orientação do conector, um detalhe importante para o carregamento correcto e transferência de informação.

 

Será interessante acompanhar os próximos desenvolvimentos quanto a esta tecnologia, mas certo é que esta aprovação não revela a intenção da Apple em que algum dia seja anunciado num futuro dispositivo.