Monitor da Apple 5K com GPU integrado a caminho?

Andam umas noticias a circular que sugerem a possibilidade da Apple lançar uma nova versão do seu monitor externo, mas com um upgrade bastante significativo. Rezam os rumores que o novo ecrã Thunderbolt que poderá surgir nos próximos tempos, pode ter uma resolução de 5K como os mais recentes iMacs, mas a grande novidade pode até nem ser essa. Espera-se que este novo ecrã da Apple seja equipado com a sua própria GPU dedicada!

GPU dedicada num monitor externo?! Sim, é um bocado doido, mas porque não? Afinal estamos a falar da Apple.

A  GPU significa: Graphics Processing Unit, ou Unidade de Processamento Gráfico. As unidades de processamento gráfico são compostas por um microprocessador que faz a leitura do grafismo nos nossos computadores pessoais e até nas consolas de jogos. Todos os pixeis são processados pela GPU, naturalmente quando mais potente mais poder de processamento e melhor grafismo, melhores gráficos significa imagens mais naturais.

Dizem os rumores que a GPU será dedicada, para desta forma se tornar compatível com os novos modelos de Macs que vão começar a surgir nos próximo meses ou anos. Pode parecer surreal, mas a Apple possui tecnologia para isso garantidamente, e um ecrã com uma GPU dedicada pode ser uma realidade.

Ao se conectar um Mac ao monitor externo da Apple, o mesmo irá analisar o ambiente em que se encontra e sozinho irá activar ou não a função do GPU caso seja necessário.

Até ao momento não se conhece a forma de como se poderá ligar um Mac a este futuro monitor externo, mas um Thunderbolt 3 seria insuficiente para a alimentação, espera-se que a Apple revele uma novidade mais potente para este tipo de ligação.

0 comments