macOS Catalina 10.15.5 trará nova funcionalidade para preservar a bateria

O macOS Catalina 10.15.5 trará uma nova funcionalidade para preservar a saúde da bateria do seu MacBook Pro ou MacBook Air.

A mais recente versão beta do macOS Catalina 10.15.5 foi lançada para os desenvolvedores com uma nova funcionalidade que ajuda a preservar a saúde da bateria. A ferramenta é chamada de Battery health management em inglês. O seu objetivo é prolongar a vida útil da bateria do seu MacBook, garantindo que ela não fique carregada na sua capacidade máxima por mais tempo do que precisa.

É sabido que as baterias de iões de lítio perdem capacidade com o passar do tempo, logo a sua capacidade de suportar uma carga completa fica reduzida. Isso significa que o envelhecimento químico ocorre mais rapidamente quando as baterias são mantidas na capacidade máxima. Aliás esse recurso já existe no iPhone e iPad, em que o Carregamento otimizado da bateria, foi projetado para evitar carregar o iPhone acima de 80%, pouco antes de você acordar. Dessa forma isso impede que o iPhone permaneça na capacidade máxima por mais tempo que o necessário, pois isso desgasta a bateria mais rapidamente.

Contudo, no macOS terá uma abordagem ligeiramente diferente, já que é mais frequente muitos utilizadores usarem os seus MacBooks ligados à corrente. Essa funcionalidade analisará a temperatura da bateria ao longo do tempo e irá rastrear o tipo de utilização que os utilizadores dão aos seus Macs. Se o software detetar que o seu MacBook está a maior parte do tempo ligado à corrente, e mantido na sua capacidade total, a bateria ficará um pouco abaixo dos 100% para prolongar a vida útil da bateria.

Funcionalidade que não é para todos

Tenha em mente que apenas os modelos mais recentes de MacBooks é que incluirão essa funcionalidade. Ao que tudo indica, qualquer MacBook com Thunderbolt 3 terá suporte a essa função. Assim sendo, todos os MacBook Pro desde 2016 e MacBook Air desde 2018, com o macOS Catalina 10.15.5, terão a ferramenta Battery health management ativo por padrão.

Se porventura, preferir desativar essa funcionalidade é muito simples. É só seguir os passos listados

  • Clique no menu Apple () no canto superior direito na secretária do Mac.
  • Selecione Preferências do Sistema
  • Clique em Poupança de energia
  • Clique em Saúde da Bateria, no canto inferior direito.
  • Clique na caixa de seleção ao lado, onde diz Gestão da Saúde da bateria para cancelar a seleção.
  • Clique OK.
  • Clique em Desligar para confirmar que deseja desativar a Gestão da Saúde da bateria.

Embora o macOS Catalina 10.15.5 esteja disponível apenas em beta, a Apple já se adiantou e publicou um artigo de suporte para descrever a nova funcionalidade.

E você pretende utilizar esta funcionalidade no seu MacBook? Fique atento às notícias e dicas aqui no iClub.

0 comentários

Leave a Reply