Como ler um QR Code no iPhone com o Google Chrome

Quick Response é o significado da sigla QR Code, um conceito que encontrou em força no mercado do utilizador comum em 2003. Só a título de curiosidade, sabiam que  antes de entrar em massa no mercado os QR Codes eram utilizados única e exclusivamente no sector automóvel?

Sim é verdade, estes códigos eram utilizados para catalogar peças no sector automóvel, mas mesmo assim ainda continuamos a poder ver QR Codes nos empresas para catalogar stocks, não existe exclusividade de utilização apenas no sector automóvel.

Bem, certamente que ficam curiosos ao olharem para um QR Code, mas sejamos honestos… ninguém quer ter uma app que só é utilizada de vez em quando. E que não é pelo espaço que ocupa mas sim por ser mais um ícone irritante no ecrã.

A Google pensou nisso e habilitou o seu Google Chrome para iOS com a capacidade de leitura de QR Code sem recorrermos a outra app.

Vamos então ver como podemos ler um QR Code utilizando o Google Chrome do iOS.

Existem duas formas para poder utilizar esta funcionalidade, uma delas suporta os modelos mais recentes dos dispositivos iOS que utiliza o 3D Touch outra já não.

Para começar vão ter de instalar o Chrome para iOS (versão 56.0.2924.79 ou posteiror), que como sabem é gratuito.

Para os modelos que suportam o 3D Touch ao seleccionarem o ícone da app de forma continua irá surgir um menu, no qual uma das opções será “Scan QR Code“. Muito simples como podem ver.

QR Code do iClub

Caso o vosso iPhone não suporte a função 3D Touch, vão ao Spotlight do vosso dispositivo (deslizem o dedo no ecrã principal para a direita e a barra de pesquisa irá surgir).

Já no  Spotlight vão procurar “Scan QR Code” e um dos resultados da pesquisa será a função do Google Chrome que vos leva lá directos.
É apenas isto que tem de fazer para usarem um leitor de QR Code sem terem de utilizar mais uma app, é de salientar que esta função apenas está disponível para iPhone, não funcionando em iPad e iPod.

Podem testar o tutorial com este QR Code que vos irá encaminhar para uma página do iClub.

0 comments