Já conhece os planos da Apple para 2020?

Depois de um 2019 bastante movimentado, fique a saber o que esperar da Apple em 2020.

A primeira metade de 2019 foi dominada pelos serviços. Por outro lado, a segunda metade teve como destaque o iPhone 11 e suas variantes topo de gama 11 Pro e 11 Pro Max, e ainda o MacBook Pro de 16’’ e Mac Pro.

Este ano de 2020 há muitas novidades que se podem tornar realidade, vamos fazer uma ronda pelo mais provável, segundo a informação até à data.

Vamos apresentar as possíveis novidades sem pretensão cronológica na disposição desta lista.

iPhone 9/iPhone SE 2

Esta é a grande incógnita do momento, como se vai chamar o tão esperado iPhone low-cost. Será um sucessor natural do Iphone SE, por isso se apelidou SE 2. Contudo, rumores mais recentes apontam que a Apple poderá recorrer ao número que foi “saltado” em 2017 quando foram lançados o iPhone 8 e o X, ou seja, iPhone 9.

Se no nome ainda não há certezas, quanto ao seu formato parece que já é sabida qual a fórmula a ser usada.

O analista Ming-Chi Kuo revelou que os planos da Apple passam por usar a plataforma e design do iPhone 8, porém com o trunfo do processador mais atual, o A13 Bionic. De resto deverão manter-se a maior parte dos componentes do iPhone 8, como o Touch ID por exemplo.

Deste modo, o objetivo da Apple será chegar ao maior número de utilizadores possível, piscando o olho aos atuais utilizadores de equipamentos da marca da maçã mais antigos, como o iPhone 6, SE,  6s, 7 e anteriores. Para isso, e tal como avançou Kuo o preço poderá fixar-se nos 399 dólares nos Estados Unidos. Para concluir resta dizer que se aguarda este lançamento possivelmente ainda no mês de março.

iPad Pro

Dois anos volvidos e poderemos estar perto de assistir ao lançamento da sucessão do iPad Pro 2018. Um equipamento bem sucedido, sendo ainda hoje uma máquina altamente potente, poder-se-á dizer que à frente do seu tempo.

O lançamento do iPadOS potenciou ainda mais as capacidades deste iPad e comprovadamente com os acessórios capa teclado, Smart Keyboard e Apple Pencil pode dizer-se que para determinados utilizadores este conjunto já pode substituir um computador.

Agora em 2020 os relatórios apontam para um novo iPad Pro com design semelhante ao anterior, apenas com a adição do conjunto de tripla câmara que já conhecemos no iPhone 11 Pro.

Para além das habituais funções de fotografia poderemos ver adicionadas funções relacionadas com a Realidade Aumentada (AR). Não está posta de parte a hipótese da presença de um sensor Time of Flight (ToF) para otimização do recurso de AR.

Mas há mais, segundo alguns rumores estará na calha o lançamento de um iPad Pro com ecrã mini LED, resta saber quando isso acontecerá. Contudo, para saber mais sobre o novo iPad Pro para 2020 consulte aqui o nosso artigo de rumores e expectativas.

MacBook Pro e MacBook Air

Falhadas as tentativas de melhoria do teclado borboleta, eis que em 2019 o MacBook Pro 16’’ surge com o mais convencional teclado tesoura, suficientemente testado para ser duradouro.

Assim, seguindo uma vez mais a previsão do famoso analista Ming-Chi Kuo, em 2020 devemos assistir à integração do “novo” Magic Keyboard com tecnologia tesoura nos modelos MacBook Pro 13’’ e MacBook Air.

Existe a possibilidade ainda de haver uma reformulação mais profunda do MacBook Pro de 13’’, podendo este conservar o mesmo tamanho exterior, passando o ecrã para 14 polegadas. Para além disso espera-se que este venha a usar um sistema de arrefecimento semelhante ao modelo de 16 polegadas, permitindo assim tirar partido de maior performance no substituto do atual MacBook 13’’.

Mais tarde, mas presumivelmente ainda em 2020, segundo rumores poderemos assistir ao lançamento do MacBook Pro 16’’ com ecrã mini LED.

iMac e Mac mini

Não há grandes novidades no campo dos rumores acerca destes modelos para o ano de 2020. O iMac sofreu em 2019 uma atualização de componentes e uma atualização semelhante poderá ocorrer no Mac mini. Este último não é de todo um dos best-sellers da Apple e por isso pode até nem ser mexido.

Ao nível do design, se no Mac mini não se esperam novidades, já no iMac é pelo menos pedida uma atualização pelos fãs deste computador da maçã. O ideal seria tornar as margens mais finas e o seu perfil também mais fino, no fundo, na minha opinião poderiam ter em linha de conta o design do recém lançado monitor Pro Display XDR.

Apple Watch

Ainda não temos rumores fortes do smartwatch da Apple. Exceção feita à possibilidade de haver para breve o lançamento de um Series 5 com a caixa em alumínio vermelha, PRODUCT(RED).

Mais para o final do ano, reza a história, que teremos o Apple Watch Series 6, porém para já ainda sem grandes rumores de novidades. São de esperar pelo menos melhorias ao nível da performance e da duração da bateria. 

iPhone 12

Mais uma vez recorrendo à informação veiculada por Ming-Chi Kuo, habitualmente com um bom grau de precisão nas suas revelações, em 2020 a Apple deverá lançar 4 iPhones 12 para o seu alinhamento.

Entre estes, o principal fator diferenciador deverá ser a câmara fotográfica. Portanto, segundo Kuo estão a ser cogitados dois modelos com duas câmaras, sendo que um com ecrã 5.4 polegadas e outro com ecrã de 6.1 polegadas.

Do lado dos topos de gama, que provavelmente se chamarão iPhone 12 Pro e Pro Max, teremos equipamentos que mantêm a tripla câmara com a possível adição do sensor ToF. Falando nas medidas de ecrã, são apontadas 6.1 e 6.7 polegadas, respetivamente.

No entanto, uma das grandes novidades será ao que tudo indica a alteração de design. Segundo alguns relatórios divulgados nos últimos meses, o iPhone 12 é esperado com um novo chassis. Assim, com grande inspiração no iPhone 4 ou no mais recente iPad Pro 2018, o alinhamento do iPhone 12 deverá em 2020 assumir formas mais retilíneas, abandonado as laterais arredondadas.

Ao nível dos processadores, a evolução natural leva-nos para um potente chip A14, segundo alguns rumores este chip deverá ser construído com tecnologia de 5 nanómetros (nm) ao invés dos 7nm do atual A13 Bionic. Em termos práticos isto resulta num processador energeticamente mais eficiente e como habitual ainda mais rápido.

Este processador tem ainda como possível novidade a sua compatibilidade com o tão esperado 5G. Aliás, segundo as informações disponíveis os quatro modelos da linhagem do iPhone 12 esperam-se compatíveis com a tecnologia 5G em todo o seu espectro de ondas.

Por último, mas não menos importante já há alguns meses foi adiantado por informações da cadeia de fornecedores da Apple, que em todos os modelos de iPhone 12 deverá figurar um belo ecrã OLED, que pelo menos nos modelos de topo, espero eu, venha acompanhado de taxa de atualização elevada (120Hz), para melhor fluidez gráfica. Vale a pena referir que esta tecnologia está hoje em dia muito em voga nos principais topos de gama Android.

Apple AirTags

Este dispositivo de localização já era esperado no final de 2019, porém ainda não conheceu a luz do dia. Trata-se de um pequeno equipamento que funcionará como uma “etiqueta” para estar acoplada a uma chave ou uma carteira, por exemplo. Irá assim permitir a sua localização através da app Encontrar tanto nos dispositivos iOS ou macOS. 

Então, será assim algo semelhante ao produto Tile, contudo com maior interatividade com o ecossistema Apple. Usando o chip de localização U1 Ultrawideband implementado nos iPhones 11 e 11 Pro, a localização dos AirTags será ainda mais eficiente. Podendo deste modo recorrer à Realidade Aumentada para descobrirmos o nosso item acoplado ao AirTag.

Apple TV

Recentes indicadores encontrados pelo 9to5Mac na versão beta do tvOS 13.4, apontam para que esteja para breve o lançamento de uma nova Apple TV. A referência entendida como sendo um protótipo da Apple TV não é ainda muito esclarecedora. Todavia é de assinalar a arquitetura do seu processador que é baseada no arm64e. Quer isto dizer que esta arquitetura se coaduna com os mais recentes processadores A12 e A13 Bionic.

Uma vez que modelo atual da Apple TV 4K integra o chip A10 Fusion, esta evolução terá um importante impacto na performance do equipamento. Ora isto faz todo o sentido, mais ainda desde que a Apple TV se tornou também um importante meio para desfrutar do Apple Arcade.

iOS e outros softwares para 2020

Para terminar esta já extensa lista, importa ainda falar dos sistemas operativos. Logo a sucessão natural levar-nos-á ao iOS 14, iPadOS 14, watchOS 7, tvOS 14 e macOS 10.16.

Um dos mais importantes é sem dúvida o iOS 14. Apesar de ainda não existirem muitas informações espera-se que seja um OS a apostar mais na estabilidade do que propriamente em novas funcionalidades.

O iOS 13 foi alvo de importantes inovações, contudo os diversos bugs insistiram em manchar um pouco as suas primeiras semanas de vida. À semelhança do que já aconteceu no passado com o iOS 11 e iOS12, é altamente provável que a Apple se aplique mais em estabilizar o software na sua nova versão, do que em investir em novidades de grande monta. 

O passado mostra-nos que o caminho tem sido, num ano apresentam-se novidades importantes, no seguinte estabiliza-se o OS. Se é ou não o melhor caminho, isso já é outra discussão.

Ficamos assim a aguardar por estas novidades que tanto nos animam. Uma coisa é certa, o iClub seguirá de perto todas as incidências para o manter a par de todas as novidades da Apple em 2020.


Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=https://iclub.pt/ja-conhece-os-planos-da-apple-para-2020/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/iclubpages/public_html/wp-content/themes/abomb/elements/element.php on line 80
0 comentários