iPhones de 4.7″ e 5.5″ – Documentos internos da Apple revelam que os consumidores querem aparelhos com ecrãs maiores

Nos últimos dias os rumores de um novo iPhone com uma tela maior têm-se intensificado. Agora surgiram documentos internos da Apple que mostram que um ecrã maior pode ser uma realidade, já que segundo documentos internos da Apple é isso que os consumidores querem.

O documento em cima revela os planos internos da Apple e foi revelado devido à disputa que está a ocorrer nos tribunais norte-americanos entre a Apple e a Samsung. Neste documento vemos uma apresentação da gigante de Cupertino realizada em 2013, comentando os planos da empresa para 2014. Nestes slides é nos mostrado um gráfico com a taxa de crescimento do iPhone que está a cair desde 2009, com especial realce de 2012 para 2013.

Segundo o documento os principais motivos para isso são:

  1. Os consumidores que estão cada vez mais à procura de aparelhos mais baratos e com ecrãs maiores;
  2. Operadoras de telecomunicações que têm cada vez mais interesse em vender aparelhos similares uma vez que permitem margens maiores, menos subsídio e políticas mais amigáveis;
  3. O Android uma vez que o ecossistema e o sistema operacional está cada vez melhor. Além disso, os fabricantes estão a investir nos canais de distribuição.

O primeiro item é o que chama mais à atenção uma vez que 98% das pessoas que desejam comprar um iPhone não se importam com os outros dois pontos. Na última página temos ainda uma afirmação da gigante de Cupertino que nos diz que os consumidores querem cada vez mais o que a Apple não tem, ou seja, aparelhos com ecrãs maiores.

Durante toda a sua história a Apple sempre foi conhecida por ditar tendências, em muitos casos apresentando mesmo aparelhos que os próprios consumidores não queriam, como foi o caso do iPad. Mas agora parece que a Apple vai ceder e apresentar um iPhone com um ecrã maior.

Além do documento em cima, outros documentos despertaram a nossa atenção.

Neste documento temos por exemplo um email de Phil Schiller para a agência de publicidade da Apple a elogiar um anúncio publicitário da Samsung lançado antes do Super Bowl XLVII, enquanto que paralelamente, Phil Schiller diz que tem um produto melhor contudo mais difícil para construir um briefing convincente. Phil termina o email afirmando que algo tem que mudar drasticamente e rapidamente.

Surgiram também documentos internos da Samsung que revelam a sua estratégia.

O primeiro documento aborda a criação da interface gráfica dos telemóveis da Samsung com os designers da sul-coreana a afirmar que o “deslize para desbloquear” da Apple é mais intuitivo e divertido do que o da Samsung.

O segundo aborda também o mesmo recurso e traz-nos um estudo sobre como o modo de desbloqueio da Apple é mais confiável do que o da Samsung. Vale lembrar que uma das disputas que está a decorrer nos tribunais norte-americanos envolve exatamente o “deslize para desbloquear” da Apple

Por último, o documentado acima datado de 2011-2012 refere-se à estratégia da Samsung e a sua guerra contra a Apple. Chegamos mesmo a ver no documento que a prioridade para a sul-coreana e ganhar à Apple.

0 comments