iPhone 5 com 4G em Portugal na próxima Semana?

iphone 5s

Não é segredo que os operadores nacionais têm trabalhado a toda a velocidade para adicionar cobertura 4G pelo país (ou pelo menos, parte dele), e também a dar uso às frequências compatíveis com o iPhone 5 da Apple. Coisa que até ao momento não acontece, impossibilitando que se tire partido dessa funcionalidade do equipamento.

Mas é algo que poderá mudar em breve, pois Tim Cook revelou que na próxima semana serão anunciados 36 novos operadores com suporte LTE/4G para o iPhone, em países que até agora ainda não contavam com esse suporte. Embora não tenha mencionado Portugal, referiu vários países Europeus que passarão a ter 4G compatível com o iPhone, como Itália, Dinamarca, Suiça e Finlândia…

Embora fosse agradável que Portugal estivesse na lista, relembro que na prática… os efeitos práticos poderiam não ser os que se esperavam. Para começar, pelo facto da cobertura 4G ser ainda bastante reduzida fora dos principais centros urbanos – e por outro lado, se nem em 3G se conseguem tirar partido dos 42Mbps teóricos possíveis do HSPA+… haverá esperanças que, com milhares de clientes pendurados no 4G, se venha a assistir às velocidades anunciadas de 50 ou 100Mbps?

Mas, venha de lá o 4G… e depois já poderemos colocar estas suspeições à prova.

1 comentários

  1. S M 7 anos atrás

    “Se nem em 3G se conseguem tirar partido dos 42Mbps teóricos possíveis do HSPA+… haverá esperanças que, com milhares de clientes pendurados no 4G, se venha a assistir às velocidades anunciadas de 50 ou 100Mbps?”

    Em 3G não se conseguem tirar partido desses 42.2Mbps, porque as zonas com cobertura para esse tipo de velocidade em Portugal provavelmente contam-se pelos dedos das mãos. Depois disso, há que ter em conta se o tarifário utilizado (e APNs por trás dos mesmos) permitem isso. Ter um iPhone 5 que permite 42.2Mbps, numa zona com essa previsão de cobertura e depois ter um tarifário de dados que permite até 7.2Mbps, à partida impossibilita tirar partido dos 42.2Mbps.

    O 4G já é outra conversa e se procurarem, encontram muita gente com modems 4G a ter Speedtests de 50Mbps ou mais.
    Quanto a cobertura 4G para equipamentos Apple, se não houver novidades na próxima semana deverão estar para breve.

Leave a Reply