iPadOS 14 poderá trazer suporte completo a rato/trackpad

A gigante tecnológica de Cupertino estará a preparar o suporte completo a cursores de rato e trackpad na próxima versão do iPadOS (14), avança o 9to5mac que diz ter tido acesso ao código do software. 

O suporte a ratos não é novidade no iOS/iPadOS 13, o que parece que vai mudar é a forma como vai ser implementado desta vez. Passando a ser algo mais completo que uma simples rodinha no ecrã. Aliás este rumor vem dar força às informações anteriores sobre o novo teclado do iPad Pro 2020 chegar com um trackpad embutido.

Era uma coisa que sabíamos que a acontecer tinha de mudar, a forma como funciona o suporte a cursores no iPad. E aparentemente vai mudar. A experiência de cursor do iPadOS 14 deverá ser bastante semelhante àquela que encontramos atualmente no Mac. Ou seja, existirão diferentes tipos de cursor – seta e mãozinha, pelo menos.

O 9to5mac relata que poderão ser notadas algumas diferenças na utilização, por exemplo, a possibilidade do cursor desaparecer automaticamente após alguns segundos sem tocar no rato ou trackpad conectado ao iPad. Isto tem a ver com a adaptação à plataforma. Porque, por exemplo, se o utilizador quiser tocar no ecrã não faz sentido que o cursor continue a ser mostrado. Claro que ao tocar novamente no rato ou trackpad, o cursor reaparecia novamente no ecrã.

Importa ainda clarificar que não se sabe se este novo suporte completo a rato/trackpad vai ou não deixar de ser um recurso de acessibilidade do iPadOS. Eu pelo menos veria com bons olhos que fosse algo padrão na plataforma, para além do toque.

O que lhe parece esta novidade? Ansioso?

 

0 comentários

Leave a Reply