iPad Pro 2020 consegue correr Mac OS X Leopard

Um teste demonstra que o iPad Pro 2020 consegue ser funcional numa experiência interessante a trabalhar com o sistema operativo Mac OS X Leopard.

Corria o ano de 2010 quando o primeiro iPad foi lançado, mas nos meses que antecederam este momento, uma das dúvidas era qual seria o sistema operativo escolhido.

Alguns esperavam o Mac OS, outros havia que defendiam a criação de um sistema operativo próprio. Verdade é que a escolha recaiu no iOS herdado do seu “familiar” iPhone.

O seu sucesso foi imediato e replicado por muita da concorrência. Hoje o iPad está melhor do que nunca muito por causa da sua potência, contudo também muito se deverá ao facto de a Apple ter começado a dedicar um sistema operativo para o seu tablet, o iPadOS.

Mac OS X Leopard no iPad Pro 2020

Quem levou a cabo esta experiência foi o canal de  Youtube Hacking Jules. Para isso foi usado um iPad Pro 2020, com um software de emulação.

No vídeo que pode ver abaixo, o youtuber faz uma demonstração do iPad completamente funcional com o sistema operativo Mac OS X Leopard 10.5 de 2007.

Conforme podemos observar no vídeo o funcionamento tem alguma lentidão associada, provavelmente por estar a correr num emulador. O emulador usado foi o UTM que pode ser instalado por sideload sem ser necessário jailbreak. Contudo, se os termos “emulador”, “sideload” e “jailbreak” lhe parecem saídos de um dicionário de mandarim, não se aventure a tentar reproduzir o que vê abaixo.

O resultado prático é na verdade muito relativo, e a sua utilidade pode dizer-se que nula. Porém se você abriu este artigo certamente que partilha da nossa curiosidade pela tecnologia.

0 comentários

Leave a Reply