iPad: como manter os widgets no ecrã principal

Com o lançamento do iPadOS 13, novas funcionalidades foram adicionadas ao iPad, como por exemplo manter os widgets no ecrã principal de forma permanente.

Eventualmente poderá gostar de utilizar a opção manter a vista Hoje no ecrã principal ativa, onde encontrará uma barra de widgets. Apesar disso, é possível aceder aos widgets, mesmo que esta opção esteja desativada. Para tal é dó deslizar no ecrã principal, da esquerda para a direita e surgirá os widgets sobrepostos sobre o ecrã principal. Isto significa que pode aceder aos widgets sem que eles apareçam de forma permanente. No entanto se não pretende fazer este gesto a mais, saiba que pode colocar os widgets de forma permanente no ecrã principal.

Para tal é só ir a:

  • Definições
  • Ecrã principal e Dock na barra lateral esquerda
  • Toque na opção Manter a vista Hoje no ecrã principal

Dessa forma já não é necessário fazer swipe no ecrã principal da esquerda para a direita. Apesar disso, tenha em mente que os widgets no ecrã principal só ficam permanentes, quando o iPad de encontra na posição horizontal. Para que esse recurso funcione, terá de ativar a opção Mais na janela Ícones das Aplicações, de forma a adicionar 30 ícones de apps em cada página, ao invés dos tradicionais 20 ícones de apps. Uma opção que para mim é muito útil, pois consigo ter mais apps numa só página. Mesmo com a opção Manter a vista Hoje no ecrã principal ativa, a barra de widgets não aparece quando o iPad se encontra na vertical. Para isso terá de fazer swipe no ecrã principal da esquerda para a direita, e aí aparecerá a vista Hoje e os respetivos widgets sobrepostos sobre o ecrã principal.

Como adicionar, organizar e fixar widgets?

Se deslizar até ao fundo a barra dos widgets, irá encontrar a opção Editar. É só tocar nessa opção para poder adicionar mais widgets à barra.

Aí encontrará três opções de widgets, Favoritos Afixados, Favoritos e Mais Widgets. Os Favoritos Afixados, aparecem sempre em primeiro lugar no ecrã principal. Para ver os restantes, é só deslizar o dedo para cima. Logo a seguir aparecem os Favoritos, mas que não são os primeiros a aparecer no ecrã principal. Por ultimo, a opção Mais Widgets, que permitem adicionar mais widgets, como o próprio nome indica.

Além de poder adicionar (+) ou remover (-) widgets, também é possível organizá-los na ordem e disposição que pretende, podendo adicionar e fixar os favoritos no topo em Favoritos Afixados. Para tal, é só tocar nos três tracinhos horizontais (☰) no lado direito do widget, e arrastá-los para onde pretende.

O que achou desta dica? Pretende manter os widgets fixados de forma permanente no seu iPad? Esteja atento a outras dicas aqui no iClub.

0 comentários

Leave a Reply