iOS 8 disponibilizado a todo o público

Conforme anunciado no evento especial da Apple da última semana o iOS 8 foi hoje lançado para todos os utilizadores. Fique agora a conhecer, mais uma vez, as principais novidades do novo iOS 8.

Design e notificações

Design e Notificações

O iOS 8 assenta nas mesmas bases do flat design do iOS 7 contudo no iOS 8 com um duplo clique no botão Home é nos apresentado o ecrã Agora que nos mostra para além das aplicações em funcionamento mostra também as imagens das pessoas que mais conversamos. A partir daqui é possível telefonar, enviar uma mensagem ou um email.

É agora mais fácil responder às notificações. Se receber uma mensagem aparecerá uma notificação no topo do ecrã mas em vez de abrir a aplicação de Mensagens é possível responder diretamente na notificação. Esta funcionalidade funciona com notificações do Calendário mas também com aplicações de terceiros como por exemplo o Facebook. Para não responder basta arrastar para o lado e ignorar a notificação. A funcionalidade funciona também no lockscreen.

Para além disto, os programadores podem criar widgets que vão aparecer nas notificações. Por exemplo a ESPN SportsCenter já tem uma aplicação criada que irá mostrar os resultados das equipas preferidas do utilizador.

Siri

Siri

A Siri tornou-se mais compatível com o CarPlay e suporta a partir de agora o modo mãos-livres, basta dizer “Hey Siri” e a assistente pessoal estará pronta para responder às suas questões. Além disto e como esperado agora vai reconhecer músicas através de um serviço em parceria com o Shazam.

E o mais importante? Está disponível em 22 novos idiomas, em princípio o Português será um deles.

Touch ID

TouchID

As aplicações de terceiros podem agora também usar o TouchID. Contudo, tal como antes, os dados ficaram apenas no aparelho em questão. Isto permitirá aos utilizadores fazerem login mais facilmente por exemplo em serviços como o Facebook e o Twitter.

Mail

Mail

A Apple atualizou também a aplicação Mail sendo agora mais fácil destacar e remover email’s com um simples swipe. Quando se escreve um email pode-se agora fazer um swipe para baixo e minimizar o rascunho e ver outros email’s. Um clique no rascunho e estará novamente pronto para ser editado.

Spotlight

Spotlight

Similar ao OS X Yosemite, o Spotlight no iOS 8 tem novas funcionalidades. Agora é possível pesquisar põe aplicações (não apenas as que temos instaladas), por pontos de interessante no Mapa, por músicas e claro também por ficheiros como fotográficas ou documentos. Além disto é possível pesquisar por filmes graças à integração do Rotten Tomatoes.

Teclado QuickType

Teclado

É caso para dizer finalmente. A Apple apresentou o novo teclado do iOS (QuickType) que agora sugere palavras e frases não só quando estamos a escrever mas quando simplesmente recebemos uma mensagem. Quanto ao design o teclado é igual.

Para além disto a Apple disponibilizou também uma API que permite aos programadores criarem aplicações de teclados, tais como o Swype, por exemplo.

Healthkit

Healthkit

Já existem centenas de aplicações de saúde e fitness para o IOS mas não existe maneira de agregar todas as diferentes características. Parecido com o Passbook, o Healthkit permite combinar toda a informação num único lugar. Aquando da apresentação a Apple não especificou quis as aplicações que vão ser integradas mas aplicações de topo como o Fitbit ou Nike+ foram mostradas no ecrã.

A segunda parte do Healthkit é a possibilidade dos utilizares partilharem a informação com os médicos. Por exemplo, se um paciente medir a tensão e não estiver nos limites o Healthkit pode contactar um hospital ou um médico. Os parceiros pré-selcionados pela Apple para isto foram a Mayo Clinic e a Epic Systems, ambas nos Estados Unidos.

Homekit

HomeKit

Similar às aplicações de saúde e fitness, existem centenas de aparelhos para domótica que não partilharam informação entre si. Com o mais recente Apple HomeKit é possível agregar todas as aplicações através de um protocolo de internet, logo os utilizadores vão poder controlar todas as diferentes aplicações num só lugar. Foram já mostradas algumas parcerias como a iDevices, a iHome, a Philipes e a Honeywell. De fora ficou a Nest, porque será?

Mensagens

Mensagens

Os utilizadores podem agorar agrupar mensagens, dar nomes às conversas, adicionar e remover pessoas e ativar o Não Incomodar para uma determinada pessoa. Para além disto vai ser possível partilhar localização, partilhar fotos, vídeos e mensagens de voz.

Partilha de Família

Partilha Família

Para além de agora ser possível partilhar fotos e eventos com a família é possível partilhar as compras no iTunes e na App Store com seis pessoas, usando o mesmo cartão de crédito. Os pais podem agora também ligar uma nova funcionalidade que os notifica e pede autorização sempre que o filho fizer uma compra online.

Durante as primeiras horas depois da disponibilização ao público é natural que os servidores da Apple apresentem alguma lentidão devido à grande utilização. Amanhã os servidores já devem estar mais fluídos. Algumas funcionalidades tal como o Continuity ainda não estão disponíveis já que dependem da apresentação do OS X Yosemite e ficará para a versão 8.0.1 ou 8.1.

Antes de atualizar fique veja o nosso guia para atualizar para o iOS 8. Esta atualização está apenas disponível via iTunes.

0 comentários