iOS 14 com melhorias no gestor Porta-chaves do iCloud

O Porta-chaves do iCloud, responsável pela gestão das nossas palavras-passe, alegadamente sofrerá melhorias já no iOS 14.

Conforme avança o 9to5mac, com base na sua investigação do acesso a uma versão embrionária do iOS 14, o Porta-chaves do iCloud terá melhorias significativas.

O Porta-chaves do iCloud é o recurso nativo partilhado pelo iOS/iPadOS e pelo macOS, responsável por gerir as nossas palavras-passe e cartões de crédito. Com isto, temos sempre presente as nossas palavras-passe em qualquer dos nossos dispositivos do ecossistema Apple.

Apesar de bastante útil e seguro, existem ainda algumas lacunas relativamente a aplicações externas, como a 1Password por exemplo.

Com efeito, de acordo com o 9to5mac, o Porta-chaves do iCloud no iOS 14 terá um aviso quando o utilizador repetir a mesma palavra-passe em diferentes registos.

Ora como é sabido não devemos repetir a mesma palavra-passe em locais diferentes. Quando exposta a um ataque de hackers, uma palavra-passe é por estes imediatamente testada num largo número de outros locais partindo do princípio que a vítima a usou repetidamente.

Com efeito, estará também a ser testado um recurso em que poderemos atribuir a algumas palavras-passe um tipo de autenticação de dois fatores. Deste modo, essas terão um nível de proteção e segurança acrescidos.

Estas funcionalidades já estão presentes noutras apps, como referimos atrás, contudo normalmente sob o pagamento da própria app, ou pagamento de uma mensalidade.

A confirmarem-se estas melhorias no Porta-chaves do iCloud estarão, à partida, disponíveis gratuitamente de forma nativa no iOS 14.

0 comentários

Leave a Reply