iOS 13.4 Beta 3 inclui referências a recuperação do sistema sem fios

A terceira beta do iOS 13.4 (lançada ontem) trazia referências a um novo recurso de recuperação do sistema operativo através de uma ligação à internet. Foi o site 9to5mac que fez a descoberta.

Esta funcionalidade é bastante semelhante ao macOS Internet Recovery, que permite fazer exatamente isto no Mac. O recurso é acessível através da combinação de teclas Comando (⌘)+R.

Atualmente se um iPhone ou iPad deixar de funcionar ou precisar de um restauro completo, teremos que o ligar ao Mac ou PC para descarregar e instalar o software no dispositivo. Porém numa altura em que o iPhone e o iPad são já independentes do Mac, não faz grande sentido que continue a depender dele para uma tarefa em particular.

Para quem usa o iPad como substituto de um computador, imaginem o constrangimento… Não tem atualmente forma de fazer um restauro sem ir a um CAA (centro de assistência autorizado da Apple) e pedir para o fazer lá.

Com esta nova funcionalidade a gigante da Maçã pretende resolver a questão. Que até é pior no Apple Watch, HomePod e Apple TV. Que em caso de necessidade de recuperação do software têm de ir parar ao suporte da Apple. Ao que parece esta nova recuperação de sistema poderá estender-se também a estes dispositivos.

Para já ainda não se sabe se a Apple planeia realmente lançar este recurso no iOS 13.4 ou se será algo que só chegará mais tarde – por exemplo, no iOS 14. O que é interessante é a Apple dar sinais disto, depois de se ouvirem rumores de que poderá vir a ser lançado um iPhone sem porta alguma.

0 comentários

Leave a Reply