iOS 10.3 vai permitir mudar os ícones das aplicações

Será que aquela “mentalidade fechada” da Apple vai mudar com o iOS 10.3? Vamos ter uma opção de escolha na personalização do nosso iOS? Parece que a próxima actualização vai permitir que os utilizadores possam optar pelo ícone que querem ter em determinadas aplicações.

Mas qual o verdadeiro significado disto?

Significa que os programadores vão ter liberdade para tornar os ícones interactivos consoante as situações. Posso dar dois exemplos práticos e actuais  que actualmente são nativos no iOS. Por exemplo, a app do calendário. Se olharem agora neste momento para lá vão ver que tem a data de hoje e isso não é por acaso!

O calendário muda consoante o dia em que estamos e vai actualizando essa informação diariamente. Não sei se já reparam, mas no ícone do relógio os pequenos ponteiros possuem movimento. E as horas estão sempre certas mesmo no ícone.

E é mesmo isso que os programadores vão poder fazer, alterar os ícones para os tornar interactivos consoante o momento. Imaginem o da meteorologia, consoante a nossa localização pode mostrar o estado do tempo e a temperatura. Ou até mesmo uma fotografia do contacto no ícone do telefone quando não atendemos uma chamada.

É evidente que a Apple não vai deixar que o iOS se transforme num carnaval em movimento constante, mas de certeza que vamos ver coisas muito interessantes.

0 comments