iMigrei – E Agora?! Parte 3 – Apple Music

PhotomusicaO iMigrei é uma rubrica semanal que visa dar suporte aos mais recentes utilizadores de dispositivos iOS. Para quem nos tem acompanhado, temos vindo a falar de aplicações pré-instaladas no sistema e, esta semana , não poderia ser diferente.

Este é um serviço recente, numa das app com mais importância, falamos claro, da adição do serviço de streaming Apple Music (lançado no passado mês de Junho), à app Música.

A Apple sempre valorizou muito a Música ao longo da sua história. Exemplos concretos disso são o lançamento do iPod, da iTunes Store, do iTunes e agora mais recentemente o serviço Apple Music. Para além disso, a Apple também realiza anualmente o iTunes/Apple Music Festival, um evento musical onde reúne atuações de alguns dos principais cantores e bandas da atualidade.

Antes era possível  transferir as tuas músicas preferidas para o teu iPhone, iPad e iPod, sincronizando o respetivo dispositivo com o iTunes, agora com o Apple Music é tudo muito mais fácil agradável de utilizar.





Apple Music

O Apple Music é um serviço integrado na aplicação música, disponível nos equipamentos iOS com uma versão igual ou superior à 8.4. 
Mas este também se estende aos outros sistemas operativos do mercado, sendo que se encontra disponível no iTunes no Mac OS X, nos computadores Windows, e, em breve chegará ao Android, através de uma app na Google Play Store.
Através deste serviço conseguimos, via streaming, ouvir as nossas musicas preferidas sem qualquer restrição quando estamos ligados uma rede wi-fi ou com os dados móveis. Se preferirmos, podemos também descarregar músicas/álbuns para o dispositivo e assim ouvir em qualquer lugar.

 

Rede social Connect

Algo que distingue o Apple Music de outros serviços semelhantes é a inclusão de uma rede social própria, onde podemos seguir os nossos artistas e bandas preferidas.

É através desta plataforma que os artistas podem actualizar o seu estado, através de mensagens postadas no seu perfil, podendo também em alternativa colocar diferentes conteúdos mídia, como fotos ou vídeos.

  • Pesquisa:
 Se pretendes adicionar um determinado artista à tua lista “a seguir” do Connect, deves procurar através do ícone da lupa, localizado no topo do aplicação.

Photo

 

Ao entrar no perfil do mesmo, repara nas opções possíveis: follow, connect, e todos.

  •  Follow: 
Seguir o cantor/banda, para podermos visualizar as suas publicações no nosso feed.
  • Connect: Acesso ao perfil do cantor/banda. Connect funciona quase como as mais conhecidas redes sociais , sendo possível executar comandos como: fazer “like”, comentar, ou até mesmo partilhar os conteúdos postados pelo artista que se está a seguir.
  • Todos: 
Possibilidade de acedermos a todos os álbuns e/ou músicas do artista em questão.

image

Rádio

A opção Rádio é talvez das funções mais familiares do Apple Music, pois é semelhante à sua antecessora iTunes Radio, já existente nas outras versões do iOS.

 

image

Além das estações de rádio sub-dividas por estilos de música (alternativa, rock, pop, etc.), temos também estações em destaque, que podem ser as músicas mais tocadas, as mais populares do momento, etc.

.. Beats1
 foi lançada com o novo serviço do Apple Music em Junho, com transmissão em directo, 24h por dia, 7 dias por semana, para todo o mundo, é uma rádio que oferece aos utilizadores, a melhor música do momento.
  Conta com a colaboração de DJ’S famosos e entrevistas aos cantores mais populares do momento reunindo vários estilos de música na mesma estação de rádio.

Uma das funcionalidades mais interessantes, é sem dúvida, a criação por parte das empresas, ou, do próprio utilizador, da sua própria estação de rádio, estando esta opção disponível através do menu da música.

image

 

Custo do serviço/aderir/anular subscrição

Para procederem à activação do serviço Apple Music, é necessário terem um ID Apple com cartão de crédito válido associado. 
Aí, poderão escolher o tipo de assinatura mais adequado à vossa utilização, existindo para o efeito duas escolhas:

  • Assinatura individual – 6,99€/mês;
  • Assinatura familiar – 12,99€/mês (pode ser partilhada entre 6 pessoas)

Após a adesão, a Apple oferece 3 meses de uso do Apple Music de forma gratuita, e sem compromisso. 
Se, por alguma razão, não gostarem ou o serviço não corresponder às vossas expectativas, podem cancelar a subscrição nas definições de subscrição do vosso Apple ID, desativando assim a opção de renovação automática.PhotosubsPhotosubs2

Interação com o 3D Touch

 

Phototouch

Como não poderia deixar de ser, não podíamos ignorar o 3D Touch, a nova tecnologia de toque presente nos novos iPhones.
 Aqui, a Apple não deixou de parte a aplicação música, dando-nos a possibilidade de através de atalho, ouvir a Rádio Beats1 ou pesquisar por uma música/cantor/banda/álbum.

 

 

Tutoriais em Vídeo no Canal da Apple – Youtube

A Apple contemplou-nos, recentemente, com a publicação de diversos tutoriais em vídeo no seu canal do YouTube, no qual podemos aprender e ver detalhadamente como devemos utilizar a funcionalidade do Apple Music nos seus mais diversos recursos.

Apple Music em outras plataformas

AppleMusic1

Tal como já abordamos no início do artigo, o Apple Music está disponível, além do iOS, nos computadores com Windows e Mac OS X, via iTunes. Brevemente estará também nos dispositivos com Android, sendo que já circulam rumores, e imagens na web, de como será o seu funcionamento  e design.

 

 

 

 

Artigo escrito pelos colaboradores João Moreira e André Fonseca.

0 comentários