iMigrei – e agora? Parte 1 – app Mensagens

O iClub tem o prazer de anunciar uma nova rubrica semanal para os nossos leitores, especialmente dedicada para aqueles que têm dispositivos móveis da Apple – iPhone, iPad e iPod Touch.
O iMigrei será uma rubrica que te irá fornecer várias dicas de utilização de várias aplicações e de algumas das principais funcionalidades do iOS.

Apesar do sistema operativo móvel da Apple ser muito simplista e intuitivo de utilizar, por vezes não retiramos total partido do nosso equipamento. É por isso mesmo que te queremos ajudar: a ti que já tens um iPhone ou então para ajudares um amigo que acabou de mudar de sistema operativo e está agora na chamada “fase de descoberta”.

E porque cada vez usamos mais mensagens para comunicarmos com os nossos contactos, iremos começar a nossa rubrica com a app Mensagens.

iMigrei11

 

iMigrei12

 

Os dias das simples trocas de SMS já lá vão!

Com um iPhone podemos desenvolver conversas muito mais interessantes, trocando praticamente todo o tipo de conteúdos com os nossos familiares, amigos e conhecidos:
– texto, imagens, vídeos, gravações de voz, links de páginas de Internet, etc.

Tudo isto, utilizando apenas a aplicação nativa Mensagens do iOS.

 

 

 

Explorando a app Mensagens

Começando com à abertura da aplicação propriamente dita, que por norma está localizada em primeiro lugar no ecrã do nosso dispositivo (dependendo da organização pessoal da cada um), visualizamos algo deste género:iMigrei13

 

Como vês, tudo muito bem organizado e com um design “limpo”:
– As mensagens são organizadas cronologicamente por ordem de recepção e agrupadas por conversa;

– Podemos sempre verificar as horas a que a última mensagem foi recebida/enviada, sem sequer entrar na conversa;

Se tiveres um iPhone 6, o sistema operativo iOS 9 permite-te também visualizar as fotos dos teus contactos.

Criar uma nova mensagem

Quando criarmos/abrimos uma conversa é como se abríssemos uma porta de acesso a inúmeras funcionalidades.iMigrei14

 

Para enviares algo para um determinado contacto basta começares a escrever na barra inferior onde se visualiza iMessage ou Mensagem, dependendo se o teu contacto tem um dispositivo Apple ou não.

 

iMigrei15Clicando no ícone localizado no canto inferior esquerdo, podes enviar fotografias e/ou vídeos diretamente da tua biblioteca de fotos, selecionando um ou vários elementos, com apenas um clique.

Caso preferiras capturar algo no momento basta escolher a opção “Tirar fotografia ou filmar”:iMigrei16

 

iMigrei17

Se, por outro lado, pretenderes enviar uma mensagem de áudio, basta manter premido o ícone do microfone, localizado no canto inferior direito.

Quando terminares, é só deslizar de baixo para cima e a mensagem gravada é automaticamente enviadas:iMigrei18
Como vês, caso o faças de imediato, podes ouvir primeiro o que vais enviar.

Teclado

iMigrei19O teclado é uma das funções mais básicas do iOS, visível em praticamente todas as apps do sistema, e então nesta app em específico, tem um papel preponderante.
Através dele, podemos adicionar ícones emojis, e estes que se pode ver na imagem lateral são apenas uma pequena amostra dos oferecidos no teclado de origem do iOS.

 

Ativar emojis

Caso não tenhas esta funcionalidade ativa no teu dispositivo, poderás ativar da seguinte forma:            
- Abrir a app nativa s, aceder ao menu Geral->Teclado-> Adicionar Teclado…-> Emoji.iMigrei110

 

Para remover os emojis do teclado basta aceder da mesma forma ao menu das definições, e seleccionar a opção Editar, e aparecendo depois a opção de remover este teclado alternativo clicando no símbolo vermelho.iMigrei111

 

Alterar visual do teclado

iMigrei112Quanto ao aspecto visual do teclado, a partir do iOS8 , passou a ser possível alterar o visual do teclado e adicionar emojis com apps criadas para o efeito como, por exemplo, as apps  *SwiftKey, e Swype.
Podemos alterar ou instalar novos teclados pela mesma forma em que adicionamos os emoji ao teclado, a partir das definições.
Personalizar o teclado no iOS nunca foi tão simples, e é com este tipo de apps que podemos fazer com que  dispositivo fique personalizado de acordo com o gosto e interesse de cada um.
Mas, para os mais curiosos, em breve será feito um tutorial acerca deste tipo de app.

*Swiftkey e Swype são apps presentes na App Store, e o download é gratuito!

Apagar conversasiMigrei113

Com o iOS basta apenas um clique para eliminar uma determinada conversa, deslizando da direita para a esquerda no ecrã principal da app Mensagens:

 

iMigrei114No entanto, o iOS também oferece a possibilidade de apagares alguma mensagem recebida dentro de uma conversa. Para isso, basta pressionar em cima da pretendida durante algum tempo, escolher a opção “Mais…” e logo verás que podes selecionar várias mensagens e apagar rapidamente – tudo sem complicações, como se visualiza nas imagens:iMigrei115

 

Reencaminhar mensagens

iMigrei116Fazer o reencaminhamento de mensagens é simples, mas o procedimento não é óbvio. 
Da mesma forma acima explicada, é necessário pressionar na mensagem que se pretende encaminhar para um outro contacto e clicar em “Mais…”, só que desta vez basta clicar no ícone localizado no canto inferior direito:

Automaticamente será aberta uma nova janela com o conteúdo da mensagem preparado para ser enviado.
 Simples e intuitivo, não é?

Recuperar mensagens com o iCloud

iMigrei117Normalmente, quando se apaga uma mensagem, não existe forma de a recuperar.
No entanto, se as Cópias de Segurança estiverem ativas em Definições -> iCloud, poderás voltar a ter as mensagens que apagaste por engano.

Mas atenção que não podes restaurar as mensagens individualmente: 
Terás que repor todos os dados do dispositivo móvel, e restaurar através de uma cópia de segurança do iCloud, que por lógica, será a mais recente.

 

 

Detalhes

iMigrei118Já reparaste que dentro de todas mensagens, encontra-se no canto superior direito a palavra “Detalhes”?
Basicamente esta funcionalidade permite-te, entre outras opções, iniciar uma chamada com a pessoa que estás a falar sem que para isso tenhas que sair da app:
– Basta clicar num dos ícones localizados ao lado direito do nome e poderás realizar uma chamada de voz, video-chamada ou até mesmo verificar outras informações da pessoa em questão.

Além disso, podes enviar a tua última localização atual! 
Imagina que queres que essa pessoa venha ter contigo. Seria preciso encontrar a morada onde estás e enviar, certo?
 Só que com o iOS, basta um clique e já está! 
Aliás, se o contacto também tiver um iPhone, bastará clicar na mensagem que recebeu com a tua localização e automaticamente será aberta a aplicação Mapas, com as respetivas direções.

Por fim, poderás consultar de uma forma rápida, todo o conteúdo multimédia, trocado nas mensagens: imagens, vídeos, etc.

 

3D Touch

iMigrei119Com o novíssimo iPhone 6S e o iOS 9 foram adicionados alguns recursos, como o novo 3D Touch. São um acrescento favorável a uma app da qual inevitavelmente podemos dar um uso diário.

iMigrei120Resumindo, as funções adicionais são básicas e facilmente se usam no dia-a-dia poupando-nos tempo para visualizar ou até responder a uma mensagem:
 Basta fazer um clique com um pouco mais de força no ecrã do iPhone, e a mensagem abre completamente. E aí sim, podemos utilizar novamente a app como sempre conhecemos.

Para ignorar a mensagem basta largar o dedo do ecrã e a pré-visualização fecha novamente. Várias outras funcionalidades conhecidas foram adicionadas, mas o melhor é que o próprio user, com o tempo, as conheça e se deslumbre com a praticidade e utilidade da tecnologia 3D Touch que ainda se encontra no início.iMigrei121

 

Mas no futuro, e quem sabe próximo, pode mudar completamente a forma como interagimos com um iPhone, e talvez um dia num iPad.

A app Mensagens nas Definições

Ao entramos nas Definições, a app Mensagens tem lá o seu canto. 
Através deste sub-menu temos variadas opções como:

– Ativar o iMessage;
– Reencaminhamento de SMS (para outros iDevices);
– Recibos de leitura, para seres notificado quando o outro contacto lê a tua mensagem;
– Ativar o envio de SMS (quando o iMessage não está disponível.);
– Controlar o tempo de permanência do histórico de mensagens presentes no telefone;
– Desativar notificações de mensagens de desconhecidos ou da tua lista de contactos.iMigrei122

 

Esperamos que este artigo tenha contribuído para que faças da app Mensagens uma mais valia no teu dia-a-dia.
Este é apenas o início da rubrica “iMigrei – e agora?”, que espera ser um apoio importante para os amantes de dispositivos Apple, mais concretamente, para os seguidores do iClub.

Deixa-nos a tua opinião e quem sabe, outras dicas nos comentários. Porque o teu contributo também é importante.

Artigo escrito pelos colaboradores André Fonseca e João Moreira.

0 comments