Identificado novo Trojan para Mac que injeta publicidade nas páginas web

virus mac trojan

Foi descoberto um novo trojan feito especificamente para Macs que infeta os principais browsers utilizados nos computadores da marca da maçã.

O trojan foi identificado como Trojan.Yontoo.1 e infeta os browsers Chrome, Firefox e Safari.

O trojan depois de instalado injeta publicidade nas páginas web que os utilizadores estão a visualizar, a publicidade maliciosa parece fazer parte do site mas na verdade não o é.

Yontoo1

O objetivo desde trojan é fazer com que os utilizadores cliquem nos anúncios e ao clicarem nos anúncios maliciosos estão a contribuir para que criadores do trojan ganhem dinheiro.

Como podemos ver na imagem a cima nem a página oficial da Apple está a salvo quando o computador fica infetado.

Este tipo de publicidade pode aparecer em qualquer página e adapta-se ao conteúdo que a mesma apresenta.

O trojan não se instala sozinho e necessita sempre que os utilizadores façam download do mesmo e o instalem.

Este trojan pode infetar o Mac de várias maneiras. Os criminosos usam páginas com vídeos e quando o vídeo vai ser reproduzido é pedido que o utilizador instale um plugin que vai fazer com que vídeo funcione com melhor qualidade ou que o download do mesmo se faça com maior rapidez.

Este tipo de esquemas são semelhantes aos utilizados nos computadores com o sistema operativo Windows, mas agora os criminosos estão a tentar infetar também as máquinas com o OS X já que estas estão a ficar cada vez mais populares.

Os utilizadores Mac pensam que o seu sistema operativo é imune aos vírus e ao malware mas isso não é verdade, por isso é aconselhável que os utilizadores tenham um Anti Vírus instalado nas suas máquinas e quando aparecer algo para instalar verificar com cuidado o que é sugerido.

 

 

0 comments