Duas formas de gravar vídeo do ecrã do iPhone ou iPad

Gravar em vídeo o que se passa no ecrã é algo que pode ser muito útil, não apenas no contexto da produção de conteúdos multimédia para blogs e redes sociais, mas também para ajudar à distância um amigo ou um familiar a realizar uma tarefa no seu aparelho, ou mesmo para guardar alguma informação para referência futura. Neste artigo, vou mostrar duas formas possíveis de gravar num ficheiro de vídeo tudo o que vemos no ecrã do iPhone ou iPad.

Gravar o ecrã do iPhone ou iPad a partir do iOS

As últimas duas versões do iOS permitem gravar vídeo do ecrã do iPhone ou do iPad de uma forma que, apesar de na sua essência ser extremamente simples, pode não ser muito evidente para quem nunca o tenha feito. O facto de ser necessário explorar vários painéis de Definições não ajuda, mas como veremos, depois de uma configração inicial, o processo é até bastante simples.

O primeiro passo é adicionar o botão de gravação à Central de controlo do iOS. Para isso, vamos a Definições > Central de controlo > Personalizar controlos e arrastamos para a lista de cima (intitulada “Incluir”) o item chamado “Gravação do ecrã”:

Definições do iOS: adicionar o botão de gravação de ecrã à central de controlo do iPhone ou iPad

Depois disso, ao aceder à Central de controlo do iPhone ou iPad, passará a aparecer este novo botão, a partir do qual podemos iniciar uma gravação do ecrã. Se pressionarmos um pouco mais (ou com um toque prolongado nos dispositivos sem 3D touch), abre um painel que apresenta uma opção para ativar ou desativar o microfone. Isso permite por exemplo, falar ao mesmo tempo que realizamos alguma operação numa aplicação, gravando também a nossa voz juntamente com a captura de vídeo do ecrã.

Gravar o ecrã do iPhone ou iPad a partir do Mac

O procedimento acima descrito é sem dúvida o mais simples para dispositivos que corram o iOS 11 ou superior. Com um pequeno senão: nas gravações ficará sempre visível a barra vermelha no topo do ecrã, indicando que este está a ser gravado. Para conseguir uma gravação com um aspeto um pouco mais cuidado ou mais natural, podemos realizá-la com o iPhone ou iPad ligado ao Mac.

O primeiro passo consiste, claro, em ligar o iPhone ou iPad ao Mac, usando o seu cabo habitual. Caso apareça uma mensagem a perguntar se pretende confiar no computador, deve responder que sim (afinal, se não confiasse, não estaria a utilizá-lo para gravar) e, se necessário, introduzir o código de desbloqueio do equipamento.

De seguida, no computador, abrimos a aplicação QuickTime Player. No menu Ficheiro, escolhemos Nova gravação de filme. Depois, junto ao botão de início de gravação, escolhemos como câmara o próprio dispositivo (iPad ou iPhone) que acabamos de ligar por cabo. Vemos então que aparece no ecrã do uma reprodução em tempo real da imagem do ecrã do iPad ou iPhone (repare como, ao gravar deste modo, já não aparece a habitual barra vermelha). Se pretendermos usar áudio do iPhone, podemos também acrescentá-lo a partir desse mesmo menu.

Finalmente, clicamos no botão vermelho para iniciar a gravação.

O seguinte vídeo mostra como se faz:

Para terminar a gravação, basta clicar num pequeno botão que entretanto terá aparecido na barra de menus do Mac.

0 comentários