Faça você mesmo um Apple Watch Stand

Reconhecido adepto de soluções “Faça você mesmo se o mercado não tem exactamente aquilo que procura”, dei comigo um destes dias a praguejar por uma razão simples, a de não ter um suporte de carregador Apple Watch em que o relógio esteja em segurança (não sujeito a puxões ou a deslizar sobre um tampo liso por via do próprio carregador magnético). É verdade que não faltam soluções no mercado, mas todas enfermam de um “defeito” que considero capital a ponto de me bloquear a compra de uma dessas unidades: Levo mais tempo a passar o cabo por um circuito de ranhuras do que a colocar.o relógio nessa base. Na altura só tinha um carregador (quem nunca pensou em adquirir um segundo, que atire o primeiro Macbook Air…) e como não consigo que uma carga me dure o suficiente para uma jornada fora de casa, preciso constantemente de o ter comigo. Para isso é preciso que retirada do cabo e carregador seja instantânea e sem pormenores irritantes…

Portanto fui à bancada e do caixote das sobras de madeira, tirei os que tinha (que nem eram muitos nem de madeira nobre) e cortei rapidamente e sem grandes planos ou esquemas, dois blocos que haveriam de constituir o meu protótipo (Nota: Quando os meus protótipos me agradam, passam de imediato a versões Beta…). De forma que o blocos iniciais deram nisto:

As estrias escuras no bloco que alberga o indutor magnético são meras questões estéticas. Como a madeira do bloco pequeno era demasiado fina, ensanduíchei dois pedaços de MDF até ter a espessura que desejava (basicamente até poder fechar a bracelete em volta dele)… Levantava-se aqui uma questão, aliás duas, a curvatura do cabo que queria que tivesse saída pela traseira do bloco e a fixação do suporte superior sobre a base.

Optei por uma situação amovível. Uma solução fixa obrigaria o cabo a permanecer no conjunto e isso não é prático, mais a mais sabendo o que lhes acontece quando são enrolados com alguma tensão… Foram aplicados quatro pequenos magnetos (não são tão fortes quanto deveriam mas cumprem sem grandes problemas) e têm a vantagem de auto alinhar o bloco superior sobre a base…

A curvatura do cabo é de grande raio, não o força em excesso (o material tem sempre razão) e o disco permanece alojado no recorte sem se escapar. Como disse, o alinhamento é automático por via do magnetismo). Para limitar o movimento do cabo, a pequena trava foi substituída por uma pequena cunha sobre a ranhura em substituição do adesivo na imagem… Os pés (desnecessários) só foram aplicados para dar altura ao adesivo.

A versão final foi apenas alvo de um abrasivo fino e de um “banho” de óleo de linhaça que escurece o material e lhe dá um ar bastante menos tosco e mais conforme a cor do equipamento
que nele venha a repousar…

Tempo de execução: 60 minutos
Materiais: Sobras de madeira, lixa, acabamento a gosto
Custo: Inexpressivo

0 comentários