Digitalização rápida com a câmara do seu iPhone/iPad no Mac OS Mojave

A Apple tem vindo a apostar desde algum tempo na integração entre os seus próprios dispositivos, tentando consolidar o uso de funcionalidades presentes em dispositivos iOS, como o iPhone ou iPad, com a gama de computadores Mac. Exemplos desta integração são já vários, com diversas funcionalidades implementadas pela Apple, tais como o Handoff, o Clipboard universal, Chamadas pelo iPhone, mensagens SMS/MMS, Instant Hotspot, Desbloqueio automático, entre outras.

No novo Mac OS Mojave a Apple apresenta agora a funcionalidade de continuidade de câmara, que essencialmente permite capturar fotografias ou digitalizar documentos através das câmaras presentes no iPhone/iPad. Esta funcionalidade torna-se assim especialmente útil para que, de uma forma rápida, possamos digitalizar um documento e inseri-lo na aplicação em que estivermos a trabalhar.

Para utilizar esta funcionalidade é necessário verificar se se cumprem todos os requisitos:

– O Mac e o dispositivo iOS têm de ter ambos o Wi-Fi e o Bluetooth ativados.
– O Mac e o dispositivo iOS têm de ter sessão iniciada no iCloud com o mesmo ID Apple, e o ID Apple tem de possuir a autenticação de dois fatores ativa.
– O Mac tem de estar a utilizar o macOS Mojave e o dispositivo iOS, o iOS 12.

Utilizar a funcionalidade de continuidade de câmara:

– Abra uma aplicação compatível com esta funcionalidade no Mac, exemplos de aplicações compatíveis são: Finder, Notas, Mail, Mensagens, Editor de Texto, Pages, Numbers, e Keynote.

Faça Control+clique no documento ou na janela onde pretende que a fotografia seja inserida, ou selecione o menu Ficheiro/Inserir. Selecione “Importar de” ou “Inserir de” iPhone ou iPad > Escolha Tirar fotografia ou digitalizar documento. Isto fará com que a app Câmara se abra no seu iPhone ou iPad.

No caso do Finder, faça Control+clique na Secretária ou na janela onde pretende que a fotografia seja apresentada. Em seguida, escolha Importar de iPhone ou iPad > Tirar fotografia ou digitalizar documento.

0 comentários