Dica: Tome o controlo do Mission Control no MacOS

O Mission Control é uma das melhores funcionalidades do MacOS, na medida em que nos permite ter diversos “espaços” ou ecrãs virtuais para organizar as nossas aplicações. O uso desta funcionalidade pode ser algo confuso para quem nunca utilizou uma funcionalidade semelhante, e a forma como esta se comporta na sua configuração padrão pode não ser a mais apropriada para cada utilizador. Na realidade o uso do Mission Control é muito simples, ao abrir esta aplicação (o Mission Control é também uma aplicação) que pode por exemplo, ser facilmente encontrada no Launchpad, surge uma barra no topo com pequenos ecrãs virtuais, após isto basta arrastar as janelas que se encontram abertas no espaço atual para um desses espaços, assim poderemos ter ecrãs virtuais com as aplicações organizadas de uma forma que possa fazer mais sentido para os nossos propósitos.

Um exemplo de utilização seria ter no primeiro espaço o nosso browser e editor de texto, para uns apontamentos, no segundo a nossa aplicação de e-mail que se encontra a ocupar todo o ecrã, e no terceiro o nosso reprodutor de música, como o iTunes. Nota: se não existirem espaços criados os mesmos podem ser facilmente adicionados clicando no botão + no canto superior direito.

Qual a vantagem de ter espaços virtuais?

Num computador portátil Mac basta deslizar 3 dedos no trackpad para deslizar de espaço em espaço, e o mesmo é possível num Mac de secretária com um Magic Mouse ou Magic Trackpad. Assim mantém-se as aplicações abertas nas posições em que as pretendemos sem ser necessário minimizar ou ter aberta uma panóplia de janelas num único ecrã como aconteceria se não estivéssemos a utilizar esta funcionalidade.

Enquanto utilizador do Mission Control deparei-me recentemente com o facto de que após definir os meus espaços virtuais nas posições em que os pretendia, passado algum tempo os mesmos já não se encontravam nessa mesma posição, algo que no meu caso não era o pretendido. Após uma verificação das definições verifiquei que existe uma definição com o título “Reorganizar Spaces automaticamente segundo a utilização mais recente”. Desmarcando esta opção os mesmos passam a assumir definitivamente as suas posições. É portanto importante definir se queremos que esta reorganização aconteça ou não, conforme a nossa preferência.

Para aceder às definições do Mission Control, aceda ao ícone da maçã , selecione Preferências do Sistema e por fim clique em Mission Control.

No painel de definições existem também outras opções que podem fazer do Mission Control ainda mais útil ao  utilizador. O destaque vai para os atalhos de teclado para um acesso rápido ao mesmo, ou a utilização de um canto ativo.

E o leitor utiliza o Mission Control no dia-a-dia? Gostaria de mais dicas sobre este tema? Deixe-nos o seu comentário!

Recomendado:

0 comentários

Leave a Reply