Criador da campanha “Think Different” analisa declínio da Apple no Marketing

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Um dos pilares do modelo de negócio da Apple é o recurso a campanhas de marketing meticulosamente preparadas que atraem a atenção dos consumidores para os seus produtos.

Um exemplo disso foi a campanha “Think Different” de 1997 que recebeu prémios como o Emmy para Melhor Anúncio e o Grand Effie Award para campanha mais eficaz na América. Ken Segall, criador da campanha atrás referida, afirmou no seu blog que a Apple tem perdido terreno para a Samsung no marketing.

O antigo diretor criativo aponta as 2 razões para o declínio da empresa de Cupertino numa área onde historicamente tinha vindo a dominar completamente a concorrência: dinheiro e mensagem.

A primeira razão apontada é o enorme investimento financeiro que a Samsung tem feito em publicidade, sendo mesmo citado um relatório que indica que a empresa coreana tem gasto mais do que a Apple, HP, Dell e até mesmo a Coca-Cola.

A segunda razão é uma mensagem que a Samsung tem tentado passar. Ken Segall é da opinião que a mensagem é forte, focada em pessoas e eficaz a atacar a imagem da Apple. Um exemplo disto é a campanha “The Next Big Thing”.

Em contraste a Apple tem lançado campanhas relativamente discretas e focadas nos produtos.

O autor prevê ainda que a Apple não tardará a retaliar com campanhas mais agressivas

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