Coronavírus. Mantenha o seu iPhone limpo com estas dicas!

limpar iPhone maneira correta

Numa altura em que o Coronavírus faz as manchetes em todo o lado, deixamos-lhe algumas dicas sobre como ter o seu iPhone limpo de maneira correta.

Uma limpeza regular e feita de forma correta no seu dispositivo faz cada vez mais sentido, principalmente agora com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) decretada pela OMS. Aliás, já que falamos em Coronavírus, a Apple até cancelou o seu evento de março e prepara uma WWDC 2020 completamente diferente das anteriores feita apenas online. É sabido que os smartphones são provavelmente uma das coisas mais sujas com as quais interage diariamente, e portanto não será imune ao transporte do Coronavírus.

Embora seja altamente recomendado limpar o seu dispositivo, efetivamente há uma forma certa e errada de fazê-lo. Nesse sentido, é fundamental limpar o seu iPhone ou outro dispositivo semelhante de maneira correta.

O que não fazer

Por certo, os métodos para uma limpeza segura dos seus dispositivos varia, dependendo do modelo de iPhone em questão. Contudo, há algumas dicas genéricas a serem lembradas antes de proceder a uma limpeza do dispositivo.

  • Evite produtos químicos. Qualquer produto químico não recomendado, por exemplo, acetona, álcool etílico, etc, não deve ser usado para limpar ou desinfetar o seu iPhone, pois poderá danificá-lo, reduzindo a resistência à água e desgastando o seu revestimento oleofóbico.
  • Não use toalhas ou panos abrasivos. O ideal será usar panos macios, pois os abrasivos certamente que riscarão o seu dispositivo. Facilmente encontrará panos macios que são usados para lentes de óculos, lentes de câmaras bem como para monitores ou televisores.
  • Saiba qual a classificação de resistência à água do iPhone ou outro dispositivo. Nem todos os iPhones são resistentes à água. Os mais antigos poderão apresentar grandes problemas, mesmo com uma quantidade pequena de líquido. Apesar dos modelos mais recentes serem resistentes à água, é sábio evitar submergir qualquer iPhone durante a limpeza.
  • Evite ar pressurizado. O Suporte da Apple é claro ao dizer para não usar ar pressurizado. Isso pode danificar os altifalantes ou os microfones do seu iPhone.

O que fazer para limpar o seu iPhone

  • Antes de mais nada é importante desconectar qualquer cabo do iPhone e depois desligá-lo por completo.
  • Como já citado, use um pano macio que não liberte pêlos (panos para lentes de óculos, lentes de câmaras bem como para monitores ou televisores), ligeiramente húmido ou com água e sabão neutro ou com álcool isopropílico.
  • Não deixe entrar nenhum tipo de humidade nas portas ou aberturas do iPhone.

Como limpar a porta de carregamento do iPhone

Outro aspeto importante, é a porta de carregamento do seu dispositivo. Se porventura a porta tiver resíduos de sujidade, é provável existir problemas com o carregamento ou transferências de dados via cabo. Fazer a limpeza desse componente não é complicado. Também neste caso terá de desligar o iPhone antes de proceder à limpeza. Uma sugestão para a limpeza da porta, poderá ser o uso dum palito de plástico ou de madeira. Contudo, faça isso sem fazer fricção ou pressão, para não danificar os conectores da porta. Outra sugestão poderá ser o uso duma lata de ar comprimido, se por exemplo, tiver resquícios de areia da praia, muito comum acontecer quando usamos o iPhone nas férias.

Não confundir a lata de ar comprimido, com compressor de ar pressurizado. Uma lata de ar comprimida é facilmente encontrada numa loja de produtos informáticos, e não tem a potência de um compressor como é evidente. Se eventualmente usar uma lata de ar comprimido, tenha muito cuidado com o seu uso. Não ligue de imediato o seu dispositivo depois de limpo. Espere algum tempo para alguma eventual humidade desaparecer. Tome nota mais uma vez, que o ar comprimido ou pressurizado não é aconselhado pela Apple, mas em situações muito particulares como a limpeza da porta de carregamento até poderá ajudar.

Em suma, estas são algumas dicas que o ajudarão a limpar o seu iPhone de maneira correta, ajudando a mitigar uma eventual propagação do novo Coronavírus (Covid-19), o qual se tem alastrado de uma forma rápida também em Portugal.

Do mesmo modo, se pretende efetuar uma limpeza a outro dispositivo Apple, que não seja o iPhone, pode consultar esta página de Suporte Apple.

0 comentários

Leave a Reply