Conheça o novo Modo Escuro no macOS Mojave

O modo escuro foi uma das funcionalidades mais esperadas do macOS 10.14 Mojave e a sua presença, quando ativado, rapidamente nos permite distinguir este sistema operativo dos que o antecederam. Amado por uns e odiado por outros, seja pelo aspeto distinto, seja pelo conforto visual que oferece em determinados contextos, a verdade é que poucos lhe conseguem ficar indiferentes. Mas como funciona afinal?

Na verdade, não poderia ser mais simples. Para ativar o Modo Escuro, basta aceder às Preferências do Sistema e, no painel Geral, selecionar Tons Escuros. A barra de menus, a Dock, os botões das janelas e outros elementos da interface gráfica adaptam-se imediatamente, como é possível observar no vídeo abaixo e na galeria de imagens que acompanha este artigo.

Uma outra funcionalidade interessante do macOS Mojave, que a meu ver combina na perfeição com o Modo Escuro, é a Secretária Dinâmica, que oferece adicionalmente a possibilidade de certas imagens de fundo da Secretária do Mac se adaptarem à hora do dia e ao local onde nos encontramos. Para ativar essa funcionalidade e conhecer as imagens de fundo dinâmicas que vêm incluídas com o Mojave, basta aceder nas Preferências do Sistema ao painel Secretária e Proteção de Ecrã.

Quem estava à espera que o Modo Escuro do macOS Mojave viesse reproduzir o tipo de funcionalidade que conhecíamos em aplicações de terceiros, em que os próprios brancos eram reduzidos, talvez tenha ficado um pouco desapontado. Se, por um lado, em ambientes de pouca luz o Modo Escuro faz sentido e pode até ser mais confortável à vista, o facto é que, por outro lado, em certas aplicações acaba por haver um contraste excessivo. É o que sucede, por exemplo, com o próprio Safari, em que frequentemente nos deparamos com um fundo branco muito intenso, ou no Mail, em que o texto branco sobre um fundo preto poderá não ser a combinação de cores mais indicada para uma leitura confortável.

A boa notícia é que há cada vez mais aplicações a suportarem este novo modo, pelo que haverá certamente uma tendência para a coerência visual nas várias aplicações ir aumentando.

 

Veja as diferenças entre o Modo Escuro e o Modo Claro no macOS Mojave

 

Preferências do Sistema – Modo Claro no macOS Mojave

 

Preferências do Sistema – Modo Escuro no macOS Mojave

 

Calendário – Modo Claro no macOS Mojave

 

Calendário – Modo Escuro no macOS Mojave

 

Calendário – Modo Claro no macOS Mojave

 

Contactos – Modo Escuro no macOS Mojave

 

iTunes – Modo Claro no macOS Mojave

 

iTunes – Modo Escuro no macOS Mojave

Recomendado:

0 comentários