Conceitos mostram como poderá ser o novo ecrã principal do iOS 14

Vários leaks têm surgido nos últimos dias que apontam para as várias novidades do iOS 14, além de uma nova interface para o ecrã principal. 

A confirmarem-se estes rumores e leaks, certamente que teremos novidades muito interessantes no iOS 14 este ano. Com base nisso, e nos códigos encontrados nas primeiras betas do iOS 14, começaram a surgir conceitos bastante apetecíveis sobre o que eventualmente poderá ser a interface do futuro sistema operativo móvel da Apple.

Ao que tudo indica, a Apple estará a trabalhar numa nova interface de utilizador, fazendo uma mudança significativa nos iOS 14. Mudança que em boa verdade, será bem vinda para muitos utilizadores, pois ao longos dos anos os iOS não sofreu alterações muito significativas. Aliás um assunto que até foi comentado num dos nossos podcasts.

Como poderá ser a nova interface do ecrã principal?

Com base nos rumores publicados no 9to5Mac, Parker Ortolani do BuzzFeed, concebeu algumas ideias interessantes sobre o novo design e a sua utilidade.

Parker Ortolani

No conceito de Ortolani, o novo ecrã principal do  iOS 14 inclui uma barra de pesquisa Spotlight na parte superior. Além disso, também idealizou controlos segmentados que permitem aos utilizadores alternar entre uma lista alfabética de todas as apps instaladas no iPhone. No mesmo conceito, aparece uma uma lista das apps mais usadas recentemente, e uma lista que inclui apenas apps assinaladas a vermelho, que serão notificações que requerem atenção do utilizador.

Também mostra como as pastas poderiam ser exibidas nessa visualização em lista, podendo ser expandidas para visualizar as apps dentro delas.

Outro conceito foi apresentado pelo site italiano iSpazio, em que permite os utilizadores alternarem a exibição em lista, ou exibição em grade. Sendo possível alternar no topo do ecrã.

Além disso, no conceito publicado pelo iSpazio, é possível visualizar descrições resumidas em cada app da lista, como o número de mensagens não lidas na app Mensagens, ou o próximo evento marcado na app Calendário.

Outro conceito vem publicado pelo site appletld, em que basicamente entrelaça os dois conceitos citados acima:

Conceito de @appletld

Inegavelmente, são conceitos muito interessantes, mas não passam disso mesmo, e baseados no código encontrado nas primeiras betas do iOS 14. Não há como saber se realmente estas funcionalidades serão implementadas da forma como foram imaginadas.

Seja como for, estamos a poucos meses da WWDC 2020, onde a Apple deve apresentar o novo iOS 14. E este ano, o evento será transmitido apenas online, devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Assim sendo, fique atento às novidades dos iOS 14 aqui no iClub.

0 comentários

Leave a Reply