Como reduzir os efeitos visuais do macOS

O macOS é um sistema operativo moderno, com diversas tecnologias que fazem com que a interação do utilizador com o mesmo seja o mais agradável possível, e que, ao mesmo tempo, proporcione uma excelente experiência visual, experiência esta da qual fazem parte as animações. O macOS dispõe de diversas animações e estas surgem por exemplo, com um simples maximizar de janela para ecrã inteiro, abrir ou fechar pilhas de descargas, ou alternar entre espaços (Mission Control). Apesar destas animações no geral contribuírem para uma melhor experiência de utilização, as mesmas podem ao mesmo tempo causar o efeito inverso, tornando-se inconvenientes seja por motivos de intolerância ao movimento ou por simplesmente considerarmos isto algo desnecessário ou indesejado.

Felizmente a Apple pensou neste problema e criou uma opção para ativar ou desativar o uso destas animações pelo sistema.

Para ativar ou desativar as animações siga os passos:

1. Clique no menu da “Maça” e selecione Preferências do Sistema.

2. Clique no ícone Acessibilidade.

3. Na barra lateral esquerda selecione Monitor

4. No painel do lado direito ative ou desative a opção Reduzir movimento.

Para testar se a ativação/desativação produziu o devido efeito, basta por exemplo ativar o Mission Control, aplicação em que é bastante notória a redução ou o aumento de movimento. Para dicas em como utilizar o Mission Control consulte o seguinte artigo no iClub.

É de notar no entanto que nem todas as animações são desativadas com esta opção, mas apesar disso, esta é uma boa ajuda nos casos em que a redução do movimento é necessária para uma utilização do computador mais confortável.

0 comentários

Leave a Reply