6 dicas para melhorar a performance do seu Mac com o OS X Yosemite

A nova versão do OS X, apelidada de Yosemite pela Apple trouxe grandes novidades e novas funcionalidades, incluindo um design totalmente renovado, um Safari atualizado aos tempos modernos, a aplicação Mensagens e Mail atualizadas e claro o Continuity. Contudo, se sentiu que o seu Mac ficou mais lento desde que fez a atualização para o OS X Yosemite aqui estão algumas dicas.

Desativar as transparências

Reduzir Transparência

Tal como no iOS, o novo OS X adicionou ao seu design transparências nas janelas que permitem revelar o conteúdo por detrás da janela. Contudo, esta transparência afeta o desempenho do Mac, principalmente nos mais antigos. As boas notícias? Pode desativar esta transparência:

  1. Abra as Preferências do Sistema
  2. Clicar em Acessibilidade
  3. Reduzir transparência

Verifique o Monitor de Actividade para saber quais as aplicações que estão a fazer o Mac mais lento

Monitor de Actividade

O Monitor de Actividade é uma grande ferramenta para saber quais as aplicações e processos estão a consumir mais recursos (RAM, CPU, rede, energia, etc). Para abrir o Monitor de Actividade prima ⌘ + Espaço e pesquise por Monitor de Actividade, o que abre a aplicação de imediato.

Desative as aplicações que iniciam automaticamente

Início de Sessão

Certamente que tem muitas aplicações que iniciam quando liga o seu Mac. Isto não só torna mais lento o Mac ao iniciar como consome mais recursos. Pode desativar as aplicações em:

  1. Preferências do Sistema
  2. Utilizadores e Grupos
  3. Início de Sessão
  4. Para remover uma aplicação carregue em “-” ou simplesmente retire o check da aplicação.

Reinicie o Mac

Restart

Por vezes o OS X fica bastante lento, o que em alguns casos reiniciar o sistema operativo pode resolver. Caso o seu Mac esteja lento e não saiba porquê tente esta solução.

Torne o Finder ainda mais rápido

Finder

Desde há algum tempo, o Finder permite abrir pastas em separadores em vez de janelas. Ao selecionar esta opção o seu Finder e o seu Mac vão ficar mais rápidos uma vez que mais janelas significa sempre um sistema operativo mais lento, se abrir um separador em vez de uma janela isto já não acontece. Para selecionar esta opção:

  1. Abra o Finder
  2. Clique em Preferências
  3. Clique em Geral
  4. “Abrir pastas em separadores em vez de janelas”

Limpe a Secretária

Os ficheiros na secretária não têm grande impacto na performance do computador contudo, podem distinguir uma performance boa de uma muito boa. Mova os ficheiros para uma pasta ou organizemos em pastas e a performance vai ser melhorada.

0 comments