Como efetuar uma captura do ecrã inteiro, de uma janela ou apenas de uma parte selecionada do ecrã?

Fazer capturas de ecrã num Mac sempre foi uma tarefa fácil, existindo opções para efetuar uma captura de ecrã por completo, de apenas uma seleção, ou de uma janela/menu. No entanto estas funcionalidades apresentavam pouco feedback visual, e era necessário conhecer todos os atalhos de teclado. O mais recente sistema operativo da Apple, o Mac OS Mojave junta estas funcionalidades num único menu e acrescenta também outras opções, como a gravação de ecrã.

Para aceder a este novo menu basta pressionar a combinação de teclas Shift+Comando (⌘)+5. Surgirá um pequeno menu com as várias opções disponíveis. Os primeiros três itens representam as opções de captura de ecrã, captura de seleção, e captura de janela, os dois itens seguintes representam as novas opções para efetuar uma gravação de ecrã, ou uma gravação de uma seleção no ecrã. A possibilidade de gravação de ecrã também já existia no Mac OS, mas deixa de ser necessária a utilização da aplicação QuickTime para esse efeito, o que acaba por tornar o processo de gravação mais simples e prático.

O que realmente esta funcionalidade traz de novo encontra-se no menu de opções, anteriormente as capturas de ecrã eram sempre automaticamente guardadas na secretária, agora é possível escolher onde queremos armazenar tais capturas. Outras opções da captura de ecrã incluem um temporizador, para atrasar a captura em até 10 segundos. Mostrar uma pequena pré-visualização pós captura, ou optar por incluir ou excluir o ponteiro do rato da imagem capturada.
A janela de pré-visualização não é apenas um efeito visual, quando esta surge após a captura, é possível arrastá-la para a localização em que desejamos a imagem, seja para o Finder, ou para uma nova mensagem de e-mail ou documento. Ao clicar sobre esta pré-visualização a imagem capturada é aberta e pode assim ser facilmente editada ou partilhada.

As opções são contextuais e a gravação de ecrã também apresenta opções tais como, temporizador para início da gravação, escolha de microfone, ou de outra fonte de áudio, local de armazenamento, ou destaque dos cliques do rato. A pré-visualização pós gravação também está disponível com uma funcionalidade semelhante à da captura de ecrã, em que é possível clicar para encurtar a gravação ou partilhá-la.

As opções de captura que já existiam em versões anteriores do sistema operativo podem continuar a ser utilizadas como anteriormente, utilizando para isso as mesmas combinações de teclas.

Recomendado:

0 comentários