Como criar rapidamente um lembrete no OS X

Existe uma aplicação nativa do OS X que não é muito utilizada mas é extremamente potente e útil em muitas situações: o Automator

Hoje dir-vos-ei como utilizá-la para, através de um atalho no teclado, criar um lembrete rapidamente.

Deverão começar por abrir a aplicação Automator (que encontra-se nas aplicações) e selecionar a opção “Serviço” (figura 1).

Figura 1
Figura 1

Depois, na biblioteca do lado esquerdo da janela, escolher “Calendário-Novo elemento de lembretes” e arrastá-lo para onde está indicado (ver figura 2).

Figura 2
Figura 2

De seguida, deverão ter as seguintes configurações escolhidas (figura 3).

Figura 3
Figura 3

Deverão então guarda-la como o nome “lembrete rápido”, por exemplo.

Após estes passos, terão que ir às “Preferências do sistema-Teclado-Atalhos-Serviços” e no fim da página encontrarão o workflow que criaram no Automator (figura 4).

Figura 4
Figura 4

 

Por fim, apenas precisam de definir um atalho para “chamar” o workflow (ctr+cmd+l, por exemplo) e voilà, deverá surgir a janela em baixo (figura 5).

Figura 5
Figura 5

Notas:

Se estiverem com uma aplicação aberta e teclarem o atalho, poderá parecer-vos que a janela está bloqueada. Na verdade, o que acontece é que a aplicação onde estão está a pedir permissão para aceder aos vossos lembretes, pelo que deverão encontrar essa janela (que pode estar escondida atrás da janela da aplicação) e escolher “Permitir”.

Os mesmo procedimento serve para criar um compromisso no calendário. Para isso, em vez de escolher “Novo elemento de lembretes”, escolham “Novo evento do calendário”.

0 comentários