Como ativar o clássico som de início no Mac

Desapareceu em 2016 o som de início do Mac, agradando a muitos e desagradando a outros tantos. Se foi dos que ficaram desagradados experimente esta dica.

Como oportunamente o iClub avançou, no momento da apresentação da renovação dos Macbook Pro em 2016, para além das alterações estéticas, desapareceu também o som de início do Mac.

Havia já quem não o apreciasse e por isso existiam tutoriais de como o desativar. Contudo, quem apreciava este mítico som, tinha que recorrer a alguns truques para o voltar ativar.

Porém, a cada atualização do macOS estes truques ficam desatualizados e volta-se a perder o som.

Agora, o MacRumors, recorrendo a um fórum, avança com uma solução para voltar a ter o som de início ativado no macOS Catalina.

Siga os seguintes passos para testar esta dica.

  • Vá a Launchpad > Outras e abra a app Terminal.
  • Copie o seguinte comando e cole-o na app Terminal:

sudo nvram StartupMute=%00

  • Em seguida será solicitada a sua palavra-passe.
  • Feche a app Terminal e reinicie o seu Mac.

Com efeito, não é garantido que funcione em todos os Macs, mas ainda assim se quer mesmo ter de volta o som de início vale a pena tentar.

No meu caso funcionou (MacBook Air 2018), não se esqueça que deve ter o som do seu Mac com o volume relativamente elevado para o som ser audível.

Por outro lado, caso queira reverter este processo, isso é possível. Siga os mesmos passos substituindo o comando pelo seguinte:

sudo nvram StartupMute=%01

Inicialmente estes sons icónicos, eram utilizados para informar os utilizadores que foi efetuado com sucesso o diagnóstico inicial ao software e ao hardware.

Diga-nos nos comentários se esta dica funcionou no seu Mac.

Caso queira recordar os diversos sons de início veja o vídeo abaixo.

0 comentários

Leave a Reply