Com o próximo evento à vista, afinal o que andará a Apple a preparar?

É quase certo que em setembro terá lugar o próximo, e (talvez) último evento da Apple em 2016. As perguntas do momento são: O que esperar daí? Que trunfos terá a tecnológica de Silicon Valley para fazer frente à cada vez mais feroz concorrência? Será que os rumores se confirmam? Isso ninguém sabe, mas os dados estão lançados, e as teorias da conspiração também!

iPhone 7

Rios de tinta já correram àcerca da nova geração do smartphone da empresa. Aparentemente parecido às duas gerações anteriores (6, 6plus/6s, 6s plus) este modelo 7 (ou 6SE) promete trazer algumas melhorias em pontos como o design (mantendo o alumínio como uma das suas matérias-primas, incorporando o smartconector no modelo plus e redesenhando a linha das antenas), na bateria, (com uma bateria de maior capacidade), nas câmaras (com o aumento do tamanho  da lente, e adição de um estabilizador de imagem no modelo de 4,7″, e a introdução no de 5,5″ de uma dual câmara), e claro, como hábito, nos processadores (com o A10).

Este novo terminal também promete romper com o passado e remover a entrada jack 3,5mm, passando a ligação dos headphones a ser feita via porta Lightning (com o lançamento de um novo acessório) ou via bluetooth, como alguns headphones já permitem.

O iPhone 7 deverá estar disponível nas quatro cores do 6S, prateado, cinza espacial, rosa dourado, e dourado. E segundo o Evan Blass, as suas pré – vendas deverão iniciar-se a 9 de setembro, e estará em stock nas lojas na semana de 12.

Apple Watch 2

apple watch

Faz praticamente 2 anos, em 2014, que a Apple apresentou pela primeira vez ao público esta nova categoria de produtos. Desde aí, apenas o seu sistema operativo e os acessórios (as braceletes) mereceram renovação por parte da empresa. No entanto, 2016 parece ser o ano em que a gigante de Cupertino tenciona mostrar “o próximo passo” do seu relógio inteligente, através de uma nova geração já muito ansiada pelos fãs da empresa.

A atualização do modelo deverá destacar-se pelos novos sensores, bateria, ecrã  processador, e suporte a cartões SIM. E o design deverá manter-se praticamente o mesmo, talvez apresentando apenas uma menor espessura.

Se fôr como aquando do lançamento do modelo atual, a segunda geração do Apple Watch deverá surgir nas lojas apenas na primavera de 2017.

Nova geração MacBook Pro

macbook pro

Já não é novidade para ninguém que dentro de portas a Apple prepara uma nova geração do seu MacBook topo de linha, o MacBook Pro.

Há algum tempo que a tecnológica não apresentava num dos seus eventos especiais quaisquer novidades dos Mac’s. E a razão para o fazer desta vez (supostamente) deverá estar ligada à importância que terá esta atualização, e o objetivo que a empresa tem em realçar o salto que os seus notebooks vão dar.

Vamos aos detalhes, e ao que nos dizem os rumores: segundo estes, o novíssimo MacBook Pro, não terá apenas uma reformulação no design. Para além disso, novidades entusiasmantes são esperadas a nível de hardware como a adição de um ecrã OLED no topo do teclado, um leitor de impressões digitais, a aplicação da nova porta USB-C como padrão, e novos processadores (não se sabe se os de 6ª, os Skylake, ou, os novos de 7ª geração, os Kaby Lake da Intel).

A próxima geração do portátil da Apple ainda não tem qualquer data quanto à sua disponibilização avançada, mas é esperado que até ao final do ano, surja nas lojas, isto se for confirmado, claro. Para além desta atualização do modelo Pro, poderá ainda surgir uma relativa ao Air, com a mudança das suas entradas USB para a nova padrão USB do tipo C .

Novo iPad Pro 12,9″ e Mini 5?

Apesar de já termos visto o lançamento de um iPad este ano (o iPad Pro de 9,7”) não nos esqueçamos que a última vez que a linha de iPads sofreu uma atualização mais a fundo foi em setembro do ano passado. Se nos basearmos nesse mesmo evento, este deverá então voltar a ser palco para o lançamento de uma atualização do iPad Pro de 12,9”, e do iPad Mini (visto estes serem dos iPad mais “antigos”  da atual linha).

Quanto a uma possível nova geração do Pro, os rumores já apontam para isso (porque este já foi visto recentemente num leak). Quanto a uma atualização do mini, ainda não existem quaisquer dados, mas a acontecer, não deverá demorar muito até surgir alguma coisa.

Se for como é habitual, a base das novas versões deverão ser os processadores (que passam do A9X, no pro para o A10X, e no mini do A8, para o A9, ou talvez o A10), câmaras (12MP, com possibilidade de gravação em 4k, e suporte a Live Photos), e excepcionalmente o ecrã, com a introdução do true tone já presente nos novos iPad Pro de 9,7″.

ipad pro apple pencil

Quando terá lugar o evento?

Bem, essa é a pergunta para um milhão de euros! Ainda não existem certezas absolutas, até porque essas só devem surgir com o convite da tecnológica a poucos dias da apresentação, mas claro, mais uma vez os rumores dão-nos uma ideia. Segundo o Evan Blass, (fonte bastante ativa na divulgação de informações de datas de disponibilização dos iPhones) o dia D deverá estar marcado para a primeira semana de setembro, devido à data avançada pelo mesmo para as pré-vendas do iPhone acima citadas (que supostamente se irão iniciar a 9).

tim cook

Preciso de deixar bem claro que este artigo se trata de algo altamente especulativo e baseado nos rumores que surgiram nos últimos meses. Nenhuma informação foi confirmada pela Apple em momento algum. Por isso não devemos criar demasiadas expectativas, isto é apenas uma ideia do que poderá acontecer. Resta-nos esperar pelo próximo mês e descobrir quais serão os trunfos que a Gigante de Cupertino vai então pôr em cima da mesa para colmatar a sua queda nas vendas registada nos seus últimos 3 resultados fiscais, e principalmente para combater a concorrência, que se apresenta cada vez como uma dôr de cabeça para esta.

0 comentários