Chinesices

Chegam-me notícias do Oriente. Da China mais precisamente. Os chineses (e Hong Kong no mesmíssimo package) tiveram modelos únicos para aqueles mercados.

Não houve lá e-SIM para ninguém. Muito menos o mercado chinês está para aturar “bloqueios” de aparelhos a operadores.
Isto soa um nadinha abrutalhado mas deve ter sido mais ou menos isso que os operadores disseram à Apple: “Queres vender cá esses telefones? Pois é com SIM físico e não esse zingarelho do SIM virtual. A Apple invoca uma certa “resistência” ao SIM virtual por parte do mercado chinês mas cá para mim a resistência é outra, é muita massa para desperdiçar assim de barato… E lá mandaram aos senhores iPhone com dois cartões físicos…

E a prova disso é que cederam (eu ia escrever vergaram, que é basicamente a mesma coisa mais mais polidinho). E o que é que acontece entretanto na Europa com a gracinha do segundo SIM virtual? Quase nada. A virtualidade é uma enorme encrenca para os operadores que vendem telefones bloqueados, com o segundo SIM a ser apenas (virtualmente) usado por um da operadora original – céus, dói-me a cabeça só de pensar num cliente estrangeiro de férias em Portugal…) e para já há um gelado silêncio quando pergunto a dois operadores  se me sabem dizer quando é que esta funcionalidade estará disponível.

Mais a mais, sendo o segundo cartão um SIM não físico, esta “autorização” passa pelas mãos de Cupertino e, adivinhem, tal como na anedota, eles vão querer uma fatia. Pelos meus cálculos isto vai demorar uns meses até que se deixe de escutar o ranger de dentes que por aí vai.
Mais divididos, logo mais fracos, os mercados europeus não vão ceder e  irão ter a funcionalidade lá para as calendas gregas (basta que se pense que um simples Visual Voice Mail levou anos a ser implementado por alguns operadores, e serviços Apple há que NUNCA cá chegaram – tenho boa memória eu, que ainda me lembro dos famosos Photo Books que nunca galgaram as fronteiras…

Bom mas a Economia agradece. iPhones desbloqueados comprados em Hong Kong, com dois slots físicos para dois cartões, vão de certeza fazer as delícias do mercado paralelo. Não duvidem, entre a hipótese europeia e a asiática, ninguém demorará muito a decidir. Mesmo que a Assistência Técnica tenha sido bloqueada na Europa a estes aparelhos.


O Melhor da Semana N.º4: Microsoft ultrapassa Apple e o iPhone XR é o mais vendido


0 comentários