Camera + (comentário à App)

“Camera +” (campl.us) é a minha App de fotografia preferida e aquela que utilizo em 90% das minhas fotos, por isso vou falar um pouco dela, partilhando aquilo que sinto como utilizador MUITO frequente.

Mais do que uma simples aplicação para processar fotografias, esta App é também excelente para servir como câmara pois, ao contrário da aplicação nativa do iPhone, aqui podemos definir separadamente o ponto de foco e o ponto em que a luz é medida, o que permite um controlo muito maior sobre o resultado final da fotografia.

Existem 4 modos de disparo da câmara: normal, com estabilização (que apenas dispara quando estamos estáveis o suficiente para que a foto não fique tremida), com temporizador (para podermos também aparecer na foto…) e o modo Burst (que aumenta a velocidade de disparo e é especialmente útil para fotografar cenas rápidas).

Gosto especialmente desta App pela simplicidade de utilização, já que tem um conjunto de filtros (ou FX effects) pré definidos muito alargado (27 que vêm de raiz com a App e mais 9 que se podem comprar em complemento), e estão organizados em 4 temas (Color, Retro, Special e I Love Analog; este último é o conjunto que implica um pagamento adicional para ficar disponível), podendo ser ajustada a intensidade de cada filtro aplicado.

Cada um dos filtros é por si muito interessante e com apenas um toque podemos obter resultados surpreendentes para dar às nossas fotos um aspecto capaz de transmitir a mensagem que queremos passar ao “espectador”. No entanto, o que mais gosto nesta App é o facto de facilmente podermos combinar filtros sobre filtros e é aí que a criatividade ganha asas, pois consegue-se criar efeitos únicos que dificilmente serão replicáveis.

Aqui vai uma dica que muita gente não sabe: depois de aplicarem as alterações que pretendem fazer na foto, em vez de simplesmente clicarem em Save para a gravar, mantenham o botão pressionado por algum tempo e vai aparecer um menu com várias hipóteses diferentes de fazer a gravação. Uma delas é “Commit Edits”, que é fundamental para a aplicação de filtros sobre filtros, pois é muito mais simples e rápido do que gravar a foto, tornar a importar e depois aplicar novamente os filtros por cima. Experimentem e vão perceber a enorme vantagem.

Além dos filtros, o “Camera +” tem também uma área chamada Scenes que permite ajustar o controlo de brancos da fotografia, seja para conseguir um aspecto mais realista adequando os tons em função da fonte de luz utilizada no momento em que a foto foi tirada, seja para distorcer a realidade e com isso criar efeitos surpreendentes. É de destacar a opção Clarity, que consegue fazer maravilhas pelas fotos tiradas com pouca luz.

Obviamente que, além daquelas funções mais centrais da aplicação, existem também as opções de reenquadramento (Crop), a possibilidade de rodar as fotos e também de adicionar molduras (gosto particularmente do efeito polaroid).

Como é próprio de uma boa aplicação de iPhoneography, permite-nos facilmente partilhar as fotos para o Facebook, Twitter e Flickr mas, infelizmente, não é possível enviar directamente para o Instagram…

Claro que há sempre espaço para melhorias e, na minha opinião, além de passarem a incluir a possibilidade de se poder partilhar directamente para o Instagram, acrescentaria mais 2 sugestões que tornariam o “Camera +” ainda mais fantástico
• nivelamento: a possibilidade de poder ajustar a linha do horizonte para corrigir as fotos que ficaram inclinadas (já incluiram na recente versão lançada para iPad mas ainda não consta da versão para iPhone)
• desfoque controlado: existe um filtro que o faz mas não é possível ser o fotógrafo a controlar o ponto escolhido nem a intensidade

Se concordam com estas sugestões ou se tiverem mais sugestões a fazer, enviem um e-mail para o desenvolvedor da aplicação, pois a capacidade de adaptação é uma grande mais valia deste mundo web, em que os produtores ouvem cada vez mais os consumidores.

Para quem está interessado em levar mais a sério a iPhoneography é fundamental ir ao Menu da aplicação e, na opção Quality , escolher o modo High, pois assim as fotos são gravadas e partilhadas na mais alta qualidade, i.e., sem perder definição depois de processadas ou partilhadas.

Mas lembrem-se que nenhuma App se substitui ao olhar atento e criativo do fotógrafo, apenas o complementa, por isso deixo-vos com esta citação:”I trust that the creative eye will continue to function, whatever technological innovations may develop.” (Ansel Adams – fotógrafo)

Como não me canso de repetir: fotografem, fotografem muito, pois é a melhor forma de melhorar e não interessa a câmara que utilizam porque o importante é treinar o olhar e, como dizia Chase Jarvis, “a melhor câmara é aquela que tens contigo” (thebestcamera.com).

Nota: São bem vindas as sugestões para temas futuros através
do e-mail daniel.fonseca@iclub.pages.pt

0 comments