Finalmente chegou o bom tempo! Chegaram os dias de praia, os churrascos com os amigos e as festas de final de tarde… sempre muito bem acompanhados daquele gin! A grande moda do gin veio para ficar e continua a ser das bebidas de eleição dos portugueses. Para quem não conhece, tome nota desta app, porque, tal como o nome indica, é para os amantes de gin.

Gin Lovers é um portal para os fãs desta bebida que, além do website, possui também uma aplicação móvel. Através desta, poderá fazer parte da comunidade, a partir do seu smartphone, ao mesmo tempo que se mantém informado acerca do assunto.

A aplicação é, ainda, uma boa forma de ter receitas sempre à mão. Se gosta de preparar as bebidas em casa, para si ou para amigos e família, sabe bem que as receitas são essenciais, pelo menos quando se está a dar os primeiros passos neste mundo. Aqui não lhe vão faltar ideias para ser o rei do bar.

E claro, além das notícias e das receitas, nesta app encontra também dicas e curiosidades. Já sabe, se gosta de gin, esta aplicação é mesmo para si.

Gin Lovers Mobile
Price: Free

Apresento-lhe o jogo sensação que está a conquistar o mundo. HQ, uma espécie de “Quem quer ser milionário” na sua mão, um teste à sua cultura geral através do smartphone. Isso mesmo, HQ é um concurso com perguntas e respostas onde o utilizador é desafiado a mostrar os seus conhecimentos e o melhor de tudo… pode ganhar dinheiro!

O registo é gratuito, qualquer pessoa pode participar. Mas para isso é preciso estar atento às notificações do telemóvel. Os jogos são ao vivo, portanto tem que esperar pela hora da transmissão para concorrer. Geralmente HQ Trivia entra em direto todos os dias às 2 horas da manhã e, nos dias de semana, também às 8 horas da noite, horário de Lisboa.

Existe mesmo um apresentador  a moderar o jogo e a fazer as perguntas. Tem menos de 10 segundos para responder, por isso esteja atento! E é tudo em inglês, portanto, um requisito é dominar bastante bem esta língua.

O objetivo passa por responder acertadamente a todas as questões. No final, o prémio do dia é dividido por todos os vencedores e, sendo assim, o valor varia muito. Mas para terem uma noção, quando o jogo começou o prémio era de 100 ou 250 dólares. Hoje em dia o valor é muito maior, para terem ideia, na passagem de ano foi de 18 mil dólares. Por isso malta, toca a jogar!

Tem dificuldades em acordar? Precisa de ter 3 despertadores diferentes espalhados pela casa? Se para si as manhãs são sempre um filme de terror instale a aplicação Alarmy. Acredite, é um alarme do diabo.

Como assim alarme do diabo? Oraaaaa…. Basicamente quando se define a hora a que o despertador irá tocar, também se escolhe a tarefa que é necessário completar para este se calar. Acredite que não pára enquanto não fizer o proposto. Há várias opções; pode ter que tirar uma fotografia, resolver contas matemáticas ou deslocar-se até uma zona específica da casa. É genial e super eficaz neste tarefa difícil que é o acordar.

Portanto, não diga que não sou amiga. Escolha a melhor opção para despertar e garanta que não chega atrasado aos seus compromissos.

Alarmy - Alarme
Price: Free+

Quer seja para fins profissionais, ou de puro lazer, os conteúdos e as redes sociais estão super em alta. Há um grande mercado aqui, e por isso, não admira que estejam constantemente a surgir aplicações direccionadas para esta área. Há umas mais técnicas que outras, obviamente. Storybeat, a app desta semana, é uma ferramenta muito prática e ao mesmo tempo simples de utilizar, por qualquer pessoa. Acredite, vai lhe dar imenso jeito.


De uma forma resumida, Storybeat é uma aplicação que lhe permite adicionar música a vídeos ou fotografias. Ou seja, você filmou o seu gato a brincar, ou o seu filho a dançar. Quer partilhar o vídeo mas gostaria que este tivesse uma música por trás. Com esta aplicação consegue fazê-lo em 10 segundos, com a incrível vantagem de poder carregar a música de serviços de streaming como o Spotify.

Esta é a função básica, porque a app permite-lhe fazer muito mais. Senão repare: é possível não só adicionar músicas como gravar o som que pretende adicionar. Além disso, a aplicação permite converter Live Photos num boomerang, criar vídeos em stop motion ou slideshows, por exemplo.

Quando o projeto estiver concluído, das duas uma, ou o partilha diretamente ou o guarda no seu smartphone.

Storybeat
Price: Free

 

Todo o bom amante de caminhas conhece a Wikiloc; e se não conhece devia conhecer. Porquê? Porque a Wikiloc é um lugar para descobrir e partilhar as melhores trilhas ao ar livre, não só para caminhadas mas também para percursos de bicicleta, de mota, de caiaque, entre outros. Com esta aplicação móvel pode criar as suas próprias trilhas de GPS e partilhá-las com os seus amigos.

Num primeiro contacto comece por escolher o local onde quer fazer a atividade. Após a definição do local, poderá escolher qual a trilha que pretende fazer. São apresentadas várias informações sobre a mesma: extensão, duração, dificuldade e outros detalhes relevantes.Pode guardar a trilha nos seus favoritos e ainda deixar uma avaliação.

A grande vantagem da aplicação é a possibilidade de guardar os percursos, podendo ser acedidos offline, ou seja, sem necessitar de uma conexão à internet. Esta funcionalidade é muito útil, por um lado porque poupa dados, e por outro, porque existem muitos locais com acesso limitado a rede e portanto, com a aplicação garante que não se perde no meio de nenhuma floresta.

É sempre de aplaudir quando a ciência e a tecnologia são utilizadas para o bem da humanidade. Wheelmap é um excelente exemplo dessa tentativa de melhoria das condições de vida das pessoas, independentemente das suas limitações. A aplicação apresenta-se como um mapa de lugares acessíveis para cadeiras de rodas que pode ser atualizado por qualquer utilizador.

Wheelmap permite aos utilizadores encontrar, marcar e adicionar locais públicos que são acessíveis a cadeira de rodas. Podem ser restaurantes, casas de banho públicas ou mesmo lojas… o importante é estarem assinaladas como de fácil acessibilidade a pessoas com dificuldades locomotoras.

Na aplicação pode pesquisar pelos locais mais perto de si, por categoria ou ainda, navegar no mapa. Para contribuir para o melhoramento da rede, basta carregar em “Get involve”, ou “Envolva-se” na versão em português. Neste menu é possível categorizar os espaços públicos que se encontram à sua volta bem como deixar comentários acerca dos mesmos. Mesmo que não tenhamos nenhuma limitação, esta é uma forma de contribuirmos para a mobilidade e para a participação na sociedade de todas as pessoas nesta condição.

Wheelmap
Price: Free

Sempre que encontro uma boa aplicação portuguesa gosto de a trazer para aqui. Por isso, esta semana o destaque vai para TuGas, uma app do Instituto Politécnico de Leiria, desenvolvida por 2 estudamtes do Mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel, Joel Luís e Luís Diogo Zambujo.

Não há muito que dizer sobre esta ferramenta, mas isso não significa que não tenha utilidade. Muito pelo contrário. A aplicação permite consultar os preços do combustível em Portugal, e essa informação pode ser ordenada por preço ou por proximidade. É ou não é útil? Precisa de abastecer  e não sabe a qual bomba se dirigir? É só consultar TuGas.

É possível, também, filtrar a pesquisa, incluindo a definição dos descontos obtidos na várias marcas. Além disso, os condutores podem marcar postos como favoritos e, desta forma, aceder aos seus detalhes de forma imediata.

TuGas
Price: Free

Na conferência Build para programadores da Microsoft, que aconteceu esta semana, a marca de Seatle revelou a nova aplicação “Your Phone”, que fará os dispositivos tanto iOS como Android trabalhar com os PCs Windows. A aplicação traz fotos, textos, entre outros diretamente do smartphone para o PC.

Contudo, e como é facilmente compreendido, uma das coisas que falta é o suporte ao iMessage. Problema que a Microsoft veio agora falar para dizer que adoraria trabalhar com a Apple para oferecer suporte ao iMessage no Windows.

As declarações são de Joe Belfiore e Shilpa Ranganathan, numa entrevista ao The Verge. Segundo os dois responsáveis da Microsoft, há algumas coisas que são particularmente difíceis de trazer para a nova aplicação. As mensagens são uma delas.

A aplicação funcionará com as fotos e as notificações, mas Ranganathan revelou que a Apple torna difícil trazer suporte às mensagens. O executivo da Microsoft revelou ainda que é uma das pretensões da empresa implementar suporte ao iMessage na nova aplicação, de uma maneira que respeite o ecossistemas, mas que torne a experiência agradável para os utilizadores.

Apple does make it a tad harder for messages, but we’re very willing to work with Apple. I want to do this in a supported way with a respect for the ecosystem we’re building on and at the same time make it a delightful experience. Messages is one where we’re not currently where we need to be compared to Android, but we need to work with Apple.

A Microsoft ainda não revelou formalmente as suas pretensões à Apple, e a sua abertura para este tipo de parceria. Por um lado o suporte ao iMessage no Windows levaria as pessoas a optarem pelo iPhone e não a trocar por um Android, por outro lado, e como é compreensível, a Apple prefere que os consumidores comprem computadores Mac.

Não conheço ninguém que não tenha amado ser estudante e que não tenha saudades desse tempo. Não há melhor vida, não é verdade? Saímos das escolas e caímos nesta vida de adultos, sem saber muito bem o que fazer e por onde seguir e só desejamos voltar atrás no tempo. Quem nunca?

Acontece que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, o que significa que os recém licenciados têm cada vez mais pressão sobre eles. Pode ser complicado organizar todas as tarefas de estudo e de formação e é, nesse sentido, que esta semana vos trago uma ferramenta óptima para todos os estudantes.

My Study Life é o seu nome, e só existe em inglês. Trata-se de uma plataforma indicada não só para estudantes como para professores que basicamente organiza as aulas e as tarefas.

Na verdade não é apenas uma app, é mais uma plataforma. O serviço fica disponível no smartphone e no site, ou seja, toda a info é guardada na cloud, o que torna tudo muito mais interessante. My Study Life permite-lhe guardar as suas aulas, os trabalhos de casa e exames na cloud, ficando tudo disponível em qualquer lugar, esteja onde estiver.

Com esta ferramenta conseguirá integrar todas as áreas da vida académica num só local e perceber rapidamente se existem sobreposições de tarefas, aulas ou exames. Todo o sistema está optimizado para a escola e o calendário escolar, basta apenas que insira as aulas e demais tarefas.

 

É realmente uma super ajuda para qualquer estudante, e o melhor é que todo o serviço é gratuito. Principalmente para as pessoas que não são muito organizadas por natureza, utilizar uma aplicação do género pode ser muito útil.

Existe uma catrefada de aplicações para registar calorias e alimentos, é verdade, e não sei se esta que lhe trago é a melhor, mas pelo menos é a mais conhecida. Já ouviu falar? Chama-se MyFitnessPal e acaba por ser isso mesmo, o seu companheiro nesta vida de fitness.

Qual é a grande vantagem desta aplicação? MyFitnessPal disponibiliza a informação nutricional de vários alimentos. Ou seja, o utilizador só precisa de escrever o nome e a quantidade do alimento que comeu e a aplicação calcula automaticamente as calorias correspondentes.

Outra funcionalidade fantástica tem a ver com a leitura de códigos de barras. Sim, a app lê os códigos de barras dos produtos o que torna ainda mais personalizado o seu registo de calorias, conseguindo assim adicionar os factos nutritivos para o sistema.

Com todas estas informações, MyFitnessPal, apresenta ao final do dia o total de calorias ingeridas para o ajudar a manter na linha. De forma a tornar este processo ainda mais preciso, a app ainda estima as calorias que são gastas com o desporto que pratica e, no final do mês, cria um gráfico representativo dos seus consumos.

MyFitnessPal
Price: Free+